Guaçuí

Prefeitura abre Semana da Árvore com plantio de mudas - Veja a programação

Veja a programação Prefeitura abre Semana da Árvore com plantio de mudas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, de Guaçuí, realizou na manhã de segunda-feira (18), o plantio de 15 árvores no bairro Manoel Monteiro Torres. A iniciativa contou com participação de 20 alunos da Creche Vilma de Paula Ridolfi Ferreira, abrindo as comemorações da Semana da Árvore. As atividades têm o objetivo de iniciar as comemorações pelo Dia da Árvore, 21 de setembro, próxima quinta-feira.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, as atividades têm como objetivo inserir crianças, jovens e adultos na preservação e conscientização ecológica. "Estamos com uma programação variada, incluindo palestras promovendo a educação ambiental, através de ações práticas e educativas, demonstrando a importância das áreas verdes também nos centros urbanos", destaca.

Segundo ainda o secretário, a árvore é o símbolo maior da natureza. "Plantar, cuidar, proteger e defender as árvores significa valorizar todo o verde que ainda existe no planeta e a defesa de nossas florestas está se tornando uma questão de sobrevivência para nossa espécie, devido aos inúmeros problemas ambientais que nós mesmos criamos na Terra. Por isso, todos somos responsáveis", afirma. Martins ainda destaca que, durante as atividades, será frisada a importância do descarte correto do lixo, bem como as prevenções contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Já o Secretário Municipal de Educação, Vanderson Vieira Pires – Dill – disse que, para a sua equipe, foi uma importante possibilidade em despertar ainda mais nos alunos a consciência para o cuidado com a natureza e a sustentabilidade. "E novas atividades estão sendo planejadas", adiantou, enaltecendo a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o vereador Angelo Moreira que participou do plantio, "ações como essa estimulam a tão necessária consciência ecológica". "Principalmente, porque envolve as crianças que certamente farão a diferença em um futuro próximo, mudando esse cenário de devastação ambiental em que o país lamentavelmente atravessa", enfatiza.

Além das crianças e professoras, também estiveram presentes a diretora da Creche, Carina Soroldoni Meneguelli, representantes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Corpo de Bombeiros, parte da equipe de Jardinagem e Paisagismo da Semmam e moradores. Dentre as espécies que serão plantadas, ao longo da semana, estão o cedro-rosa, jacarandá-mimoso, sapucaia, ipê-rosa, quaresmeira e oiti.



Programação

Dia 18/09

Plantio de árvores no bairro Manoel Monteiro Torres com alunos e professores da CEMEI Creche Vilma de Paula Ridolfi Ferreira;

Dia 19/09

Plantio de árvores com alunos e professores nos dois turnos da CEMEI Zélia Vianna de Aguiar;

Dia 20/09

Palestra e plantio de árvores na EMEF Professora Guiomar Soares Azevedo, no Assentamento Luiz Taliuly Neto (São Miguel do Caparaó);

Dia 21/09

Plantio de árvores na Praça João Acacinho com alunos da EMEF Deocleciano de Oliveira;

Dia 22/09

Plantio de árvores na Praça Periandro Lopes Rodrigues Filho.


Tags:



Publicidade