Linhares

Fumacê irá percorrer bairros para combater mosquito - Mata os insetos

Mata os insetos Fumacê irá percorrer bairros para combater mosquito

O carro vai circular em horários pré-determinados, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Entre as estratégias de combate à dengue que são utilizadas pela Prefeitura de Linhares, está o Ultra Baixo Volume (UBV), mais conhecido como fumacê. A partir da próxima segunda-feira (18) até quarta-feira (20), ele passará nos bairros Interlagos, Novo Horizonte e José Rodrigues Maciel – nas faixas quarteirões de divisa com o Interlagos. É nestas localidades onde existe maior incidência de casos notificados da doença. O carro vai circular em horários pré-determinados, conforme orientação do Ministério da Saúde. De acordo com o Departamento de Risco Ambiental e Controle de Zoonoses novos bairros serão inseridos no calendário após avaliações das secretarias municipais e estadual de Saúde.

O fumacê é um carro que pulveriza um inseticida e mata os insetos adultos enquanto estão voando. Mas o mosquito Aedes Aegypti tem hábitos específicos e voa nos períodos do amanhecer e entardecer. Para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, a Prefeitura de Linhares vai realizar a aplicação do inseticida nos horários entre 4h30 e 9 horas e das 17 às 21 horas e das 16h30min às 21 horas, com um intervalo de meia hora entre as duas aplicações, das 6h30min às 7 horas e das 18h30min às 19 horas. A aplicação do fumacê não é feita de forma indiscriminada. Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco.

A Superintendente em Vigilância de Saúde da Prefeitura, Dóris Schimidt Corona, explica que também existe toda uma preocupação no momento da aplicação. "O ideal é que as ruas estejam liberadas para a passagem do UBV, que, apesar de pulverizar o produto em ângulo baixo, o ideal é que as pessoas não estejam circulando no local. A partir das 5 horas, a movimentação de veículos e pessoas já começa a prejudicar a fluidez do trânsito e, à noite, a situação se agrava ainda mais. Por esse motivo, optamos por iniciar o trabalho a partir das 4h30. O barulho pode até causar algum incômodo, mas o serviço é realizado poucas vezes no ano e dessa forma se torna muito mais seguro para a população".

Dóris explica ainda que o ideal é combater os focos do mosquitos. "Se estamos utilizando o UBV agora, é porque muitas larvas eclodiram e viraram mosquito. Por isso, a participação da população nos cuidados com suas casas e quintais é fundamental. Se todos dedicarem 10 minutinhos do seu dia vistoriando suas residências, conseguiremos eliminar os focos e, consequentemente, a doença". De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências.

Por isso, além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis, monitoramento das armadilhas, visita às obras, entre outras, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Programa Municipal de Controle da Febre Amarela, Dengue, Febre Chikungunya e Zika, está realizando várias ações de sensibilização e mobilização da população através das unidades de saúde, realizando ações educativas e também de limpeza em alguns pontos críticos, com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Orientações à população:

a) Abrir portas e janelas quando o veículo Fumaçê passar em sua rua, assim as partículas de inseticida chegarão ao interior dos imóveis, onde normalmente o Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Febre Chickungunya e Zika vírus), se abriga dentro dos imóveis e nas dependências externas;

b) Cubra com plástico ou tecido as gaiolas de passarinhos e os reservatórios de agua;

c) Após a passagem do carro Fumaçê, troque a água e lave os bebedouros de animais domésticos com água e sabão;

d) Evite se aproximar do jato de inseticida durante a aplicação na sua rua, pois, próximo ao canhão de aplicação a concentração de inseticida é maior, mantenha-se longe do veículo no momento da aplicação;

As aplicações de inseticida pelo método U.B.V Fumaçê, tem como finalidade principal a eliminação das fêmeas do mosquito Aedes aegypti infectadas com o vírus causador da dengue e outras arboviroses (em torno de 70% são eliminados).

É claro que outras espécies de mosquitos e outros insetos susceptíveis à ação do inseticida também serão atingidos, devido a isso é tão importante a utilização deste método de aplicação de inseticida de forma racional e criteriosa.

A melhor forma de reduzir a população de mosquitos, ainda é a eliminação de seus criadouros, no caso do Aedes aegypti, todo e qualquer recipiente que possa permanecer com água parada dentro em fora dos imóveis.


Tags:



Publicidade