Guaçuí

Campanha para conservação e valorização da cidade - Conscientização

Conscientização Campanha para conservação e valorização da cidade

Tendo como principal objetivo conscientizar os moradores sobre a importância do cuidado com a cidade, a Prefeitura de Guaçuí está lançando a campanha "Guaçuí é nossa casa. Juntos, vamos cuidar", por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras. O município entende que, para a construção de uma cidade limpa, bonita, humanizada, acolhedora e com qualidade de vida, é fundamental a participação de cada cidadão.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, coloca que a campanha propõe uma nova relação das pessoas com a cidade. "Ações simples, como separar o lixo e descartá-lo em local apropriado e preservar o patrimônio público fazem a diferença na construção de um bom lugar para se viver e geram benefícios para seus habitantes e visitantes", afirma. A campanha também vai alertar o cidadão a respeito da conservação dos canteiros, muitas vezes destruídos, devido ao furto de mudas de plantas. "Uma cidade limpa e florida, além de humanizar o ambiente, estimula o turismo", destaca Martins.

Também serão alvos da ação das respectivas secretarias municipais a destruição de lixeiras, dos bancos de praças, das luminárias e globos, bem como pichações e furtos de plantas nos canteiros públicos. "Os recursos para a reparação das ações de vândalos e os danos causados ao patrimônio público são arcados pela municipalidade e esse gasto adicional poderia ser empregado em benfeitorias para a população", enfatiza o secretário de Obras, Hermes Guimarães.

A divulgação da campanha "Guaçuí é nossa casa. Juntos, vamos cuidar" será feita por meio da realização de palestras em escolas, site oficial da Prefeitura, redes sociais, imprensa etc. "A população vai receber informações contendo uma relação de pequenas maneiras de como cuidar da cidade e o apoio da mídia é essencial para a difusão da iniciativa", afirma a prefeita Vera Costa. "A prefeitura quer envolver os cidadãos para serem protagonistas das melhorias da cidade e esperamos, ainda, que a iniciativa possa inspirar cada vez mais as pessoas a colaborarem na construção de uma cidade limpa, bonita, humanizada, acolhedora e com qualidade de vida", conclui.

Principais tópicos

Entre os principais tópicos da campanha "Guaçuí é nossa casa. Juntos, vamos cuidar" estão atitudes que devem ser evitadas, como não desperdiçar água potável, dando dicas de como reaproveitar água, e não jogar lixo nas ruas e calçadas. Também são destacados, como atitudes negativas, os atos de vandalismo e a ocupação de calçadas com veículos e material de construção.

A campanha aponta ainda os bons hábitos que devem ser preservados, como o recolhimento correto de entulhos de obras, o depósito de lixo no horário da coleta, cuidar de canteiros e jardins da cidade, não jogar lixo na rua e até recolher o que for visto em via pública, inclusive, os dejetos de animais de estimação, quando estão passeando. São destacados como bons hábitos, também, fechar bem as sacolas com resíduos e deixá-las longe do alcance de animais, participar da coleta seletiva, fazendo a separação dos resíduos em casa, e no caso de presenciar qualquer irregularidade, denunciar aos órgãos competentes da Prefeitura de Guaçuí.

Atitudes que devem ser evitadas

- Não desperdice água potável. Precisa mesmo lavar a calçada? Então, reaproveite água da máquina de lavar roupas.

- Não jogue lixo nas ruas e calçadas. Se não encontrar uma lixeira por perto, guarde o material até encontrar uma.

- Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões e eletrodomésticos, em via pública, rios, canais e encostas. Além de ser crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.

- Atos de vandalismo prejudicam a todos. Destruição de lixeiras públicas, contêineres de lixo e pichações só agravam os problemas.

- Não deixe o carro sobre calçadas, atrapalhando a passagem de pedestres. Estacionar corretamente também contribui para a organização do espaço público.

- Se for construir ou reformar, não deixe cargas de areia, brita e outros materiais sobre a calçada. Além de obstruir o caminho para pedestres, os resíduos podem escorrer para os bueiros em dias de chuva e entupir redes de encanamento.

Bons hábitos que ajudam a todos

- Sobras de construção ou reformas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Por isso, antes mesmo de começar a obra, é preciso contratar uma empresa credenciada para fazer o recolhimento e transporte de entulhos. E, na hora de escolher a empresa, verifique qual destinação essa empresa dará aos resíduos.

- Deposite o lixo em horário próximo ao da realização da coleta.

- Ajude a cuidar dos canteiros. Um canteiro bem cuidado e florido harmoniza o ambiente, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade.

- Há sujeira no chão? Então, que tal buscar uma sacolinha, recolher e dar o exemplo? Assim pode inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo.

- Dentro do carro, mantenha uma sacolinha de lixo presa à marcha do automóvel para descartar pequenas coisas. Jamais descarte o lixo pela janela.

- Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida, podendo ainda atrair roedores.

- É muito bom passear na companhia dos animais de estimação. Só não dá para esquecer de recolher as fezes do bichinhos. Na hora de dar uma volta, leve um saquinho plástico junto e ajude a deixar as calçadas mais limpas, bem como o gramado de nossos jardins e praças.

- Participe da coleta seletiva. Em sua casa ou estabelecimento comercial, tenha sempre duas lixeiras separadas, uma para lixo úmido e a outra para lixo seco. Em Guaçuí, todo esse processo é realizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Asguamar), com apoio da Prefeitura, sociedade e empresas.

- Se presenciar descarte inadequado de lixo, resíduos ou entulho, denuncie junto à Prefeitura.


Tags:



Publicidade