Afonso Cláudio

24º festival de cinema de vitória - Veja a programação

Veja a programação 24º festival de cinema de vitória

O mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória chega a sua 24ª edição nesta segunda-feira, 11 de setembro. Neste ano, a plateia vai poder conferir mais de 110 obras, divididas em 11 mostras e sessões especiais, com o melhor da safra recente do cinema nacional. A programação segue até sábado, dia 16, com homenagens, oficinas, debates e um lounge com programação musical para animar o público.

As atividades se dividem em três espaços da capital capixaba: o Teatro Carlos Gomes, no Centro, onde ocorrem as mostras, as sessões especiais e as homenagens; o Hotel Senac, na Ilha do Boi, que abriga debates com realizadores, lançamentos de publicações e entrevista coletiva; e a Ufes, onde serão realizadas as oficinas.

Três personalidades do cinema e das artes recebem tributo do festival por suas trajetórias. Na noite de abertura, às 19h, é a vez da Homenagem Capixaba à Margareth Galvão, atriz, diretora e dramaturga com estreita e produtiva relação com o cinema feito no Espírito Santo. Na terça, dia 12, o festival celebra os 40 anos de carreira do designer e gestor cultural Ronaldo Barbosa, com exibição de um de seus filmes. Já na quinta-feira, dia 14, é a vez da Homenagem Nacional à atriz Zezé Motta, um dos nomes mais respeitados da TV e do cinema brasileiros.

Com 41 filmes, 35 produções para a TV e 13 discos no currículo, a artista receberá carinho do público na noite do dia 14. No mesmo dia, à tarde, ela participará de uma entrevista coletiva no Hotel Senac Ilha do Boi aberta a todos os interessados, quando será lançado o Caderno da Homenageada, publicação com reportagem e imagens de sua carreira artística.

Sessões especiais

As sessões especiais também prometem atrair o público. A primeira delas acontece na segunda-feira, com a exibição de um episódio inédito de "Irmão do Jorel", desenho animado de grande sucesso, do criador capixaba Juliano Enrico. Juliano volta à programação do festival na sexta-feira, às 16h, para um bate-papo com o público sobre sua obra, que é sucesso em vários países. Na terça-feira, é a vez da exibição, fora de competição, do longa-metragem "A Serpente", de Jura Capela, que conta com Matheus Nachtergaele e Lucélia Santos no elenco.

No sábado, dia 16, a partir das 19h, duas obras contam com sessões especiais: "Minhas Horas com Camomila", ficção dos capixabas Tati Rabello e Rodrigo Linhales; e "Introdução à Música do Sangue", longa-metragem do cineasta veterano Luiz Carlos Lacerda que encerra a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória.
Debates com realizadores também fazem parte das atividades. Entre a terça-feira e a quinta-feira, diretores, roteiristas e assistentes de direção dos longas-metragens "Como Nossos Pais", "A Serpente", "A Fera na Selva" e "Baronesa" participam de bate-papo com o público no Hotel Senac Ilha do Boi.

Filmes de todas as regiões do país integram a programação, que apresenta 11 janelas de exibição: 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 7ª Mostra Competitiva de Longas; 6ª Mostra Foco Capixaba; 6ª Mostra Corsária; 7ª Mostra Quatro Estações; 18º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 4ª Mostra de Animação; 4ª Mostra Outros Olhares; 2ª Mostra Mulheres no Cinema; 2ª Mostra Cinema e Negritude e, estreando entre as atividades, a Mostra Nacional de Videoclipes.

Oficinas

O festival ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. São elas: a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, comandada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda; a Oficina de Crítica Cinematográfica, que será realizada pelo jornalista e crítico André Dib; e duas novidades, a Oficina de Animação 2D, com o mestre do gênero Otto Guerra, e a Oficina de Preparação de Atores - Um Tiro no Escuro, com o ator Jefferson Almeida.

Ao final da programação, o 24º Festival de Cinema de Vitória vai premiar as melhores produções com o Troféu Vitória, em todas as mostras. Ao todo, serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual e também pelo público.

Além de disputarem o Troféu Vitória em diversas categorias, os filmes selecionados para a 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas – reconhecimento dado a produções exibidas nos principais festivais de cinema do país. A obra premiada será exibida na grade de programação do Canal Brasil e receberá o Troféu Canal Brasil, além de R$15 mil sob a forma de Contrato de Licenciamento.

Criado em 1998, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo incentivar a produção, a exibição e a divulgação de curtas-metragens. Desde 2006, os filmes vencedores concorrem ainda ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil reais também sob a forma de Contato de Licenciamento.

Ao longo de mais de duas décadas, o Festival de Cinema de Vitória acompanhou de perto a história do cinema brasileiro. Por nossas sessões, passaram importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribui para que novos realizadores se lancem no mundo do cinema, por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos no Espírito Santo e da promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá de 11 a 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, da ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.

ACOMPANHE ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:



Tags:



Publicidade