Espírito Santo

Prefeito entrega novas instalações do PA de Cobilândia - Saúde Básica

Saúde Básica Prefeito entrega novas instalações do PA de Cobilândia

O Pronto Atendimento de Cobilândia foi reaberto ao público na noite desta terça-feira (12) com a inauguração de diversas melhorias em suas instalações que abrangeram desde os sistemas elétrico e hidrossanitário, novos pisos, azulejos e pintura nas paredes, climatização de consultórios e salas de urgência e emergência, ampliação do posto de enfermagem, reparo de janelas e vidraças, dentre outros serviços. O PA funciona ininterruptamente em regime de plantão 24 horas.

Fechado temporariamente entre os meses de julho e agosto para execução dos serviços, o evento de reabertura do Pronto Atendimento contou com a presença do prefeito de Vila Velha, Max Filho, do vice-prefeito Jorge Carreta, do secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, diversos secretários e subsecretários, gerentes municipais, lideranças comunitárias, vereadores e deputados estaduais, além de centenas de moradores que acompanharam a solenidade de reabertura do novo PA de Cobilândia.

"As melhorias no Pronto Atendimento de Cobilândia eram necessárias, pois há 20 anos não se fazia uma intervenção dessa envergadura capaz de oferecer maior conforto e segurança à comunidade e aos servidores que trabalham na unidade", destacou o prefeito Max Filho.
Durante seu pronunciamento na solenidade de reabertura do PA, o prefeito Max Filho destacou que o PA estava ameaçado de fechamento em gestões anteriores. "Ao contrário, em nossa gestão essa unidade vai continuar aberta ao povo", pois queremos expandir o atendimento de saúde à população", assegurou, presenteando os médicos cubanos com chocolates produzidos pela Garoto, tradicional empresa nascida em Vila Velha.

O prefeito fêz questão de apresentar aos moradores e autoridades cada um dos nove médicos cubanos que chegaram nesta terça-feira a Vila Velha e que vão atuar no município, pela primeira vez, por meio do programa Mais Médicos do Governo Federal. Esse grupo, juntamente com outros 13 profissionais intercambistas brasileiros e outros estrangeiros formados em Medicina no exterior – que chegam no dia 25 de setembro próximo - serão lotados nas unidades de saúde até o final do mês e começarão a prestar atendimento a partir da primeira quinzena de outubro.

O vice-prefeito Jorge Carreta enfatizou que a obra "era uma grande reivindicação do povo de Vila Velha que merece ter um atendimento de qualidade porque paga seus impostos. "Isso não é favor algum de nossa parte, mas um direito legítimo das nossas comunidades", acentuou.

O secretário municipal de Saúde, médico Jarbas Ribeiro de Assis Júnior, relacionou os diversos serviços de melhorias realizados no novo PA (confira abaixo) e salientou que isso foi resultado em curto prazo do grande esforço de "uma equipe integrada e que trabalha com a lógica e dinamismo de vencer os desafios do município".

A deputada estadual Eliana Dadalto – que recentemente destinou verbas de sua cota parlamentar para a aquisição de ambulâncias para Vila Velha, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura de Vila Velha em investir nas melhorias da unidade de urgência e emergência.

Os vereadores Tia Nilma, Dona Arlete, Reginaldo Almeida, Mirim Montebeller, Anadelson Pereira, Patrícia Crizanto, PM Chico Siqueira é Zé do Renascer, prestigiaram o evento e elogiaram "a coragem e determinação do prefeito em assumir compromissos reais com a saúde da população".

O líder comunitário da região da Grande Cobilândia, Wellington Nolasco, vice-presidente da comunidade, elogiou a iniciativa assegurando que os usuários que dependem do PA, "a partir de agora passarão a ter um tratamento mais digno, confortável e seguro".

O advogado Homero Junger Mafra, que também é presidente da OAB-ES, notório entusiasta da cultura cubana, parabenizou o prefeito Max Filho e o secretário Jarbas Ribeiro de Assis, "por trazerem para Vila Velha, a capital histórica do Espírito Santo, um modelo de medicina que é exemplo para o mundo por sua qualidade e eficiência", referindo-se ao grupo de médicos cubanos.

Dentre as autoridades presentes ao evento estavam as subsecretárias de Atenção Especializada, Gleide Caroni, Stella Dias (Atenção Primária), a secretária de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, da Semprev, coronel Oberacy Emerich Junior, o diretor-geral do PA, César Pitanga, além de diversos subsecretários da administração municipal.

Confira as melhorias executadas no novo Pronto Atendimento de Cobilândia:

• Projeto de instalações elétricas.
• Execução de nova rede de eletricidade e força.
• Colocação de novas luminárias.
• Substituição do transformador e reparo no padrão de entrada.
• Reparo e ampliação da rede de gases, O² e Ar Medicinal com criação de pontos para atendimento de salas de repouso, emergência e medicação.
• Adequação das instalações do compressor de ar e da bomba de vácuo.
• Reparo de todas as portas, marcos e alisares com revestimento das portas com laminado melamínico ou folha metálica conforme o uso.
• Reparo e substituição de todo piso cerâmico de toda unidade.
• Ampliação do posto de enfermagem.
• Reparo e substituição do revestimento cerâmico das paredes internas.
• Reparo e substituição da rede hidrossanitária com substituição de louça onde se fez necessário.
• Construção de calçada cidadã.
• Retirada de meia parede da área de espera.
• Colocação de nova porta de separação das áreas de recepção e espera.
• Confecção e instalação de totem e placa de sinalização.
• Reparo de janelas e vidros.
• Reparo e instalação de aparelhos de ar condicionado.
• Colocação de refletores.
• Pintura interna e externa.


Tags:



Publicidade