Fundão

Agricultura Familiar mais presente na alimentação escolar - Mais saúde

Mais saúde Agricultura Familiar mais presente na alimentação escolar

Do campo para as escolas. É desta forma que os agricultores Moisés Broetto e Rafael Zuccolotto De Carli entregam os produtos para a alimentação escolar dos 3.096 alunos da rede municipal de Fundão. Todas as 13 escolas do município são abastecidas com produtos vindos da agricultura familiar de Fundão, Colatina e Santa Maria de Jetibá, chegando frescos toda semana nas cozinhas escolares.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação de Fundão, Liusani Elizia de Oliveira, o cardápio da merenda é montado com o objetivo de priorizar os produtos agrícolas do município e fomentar a economia local com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Só de Fundão já são seis produtores rurais. Nossa expectativa é aumentar ainda mais esse número no próximo ano."

Entre os alimentos presentes na dieta dos alunos estão mel, melancia, aipim, banana prata, banana da terra, alface, couve, cebolinha, salsa, brócolis, espinafre, tomate, goiaba, entre outros. O agricultor Moisés Broetto, da localidade de Carneiro, realiza as entregas de café, banana prata e mel, por meio da Fundamel. Já a banana da terra e o aipim são entregues pelo produtor Rafael Zuccolotto De Carli, da região de Três Barras, ambos no município de Fundão.

Além de um cardápio mais saudável e equilibrado, essa parceria entre alimentação escolar e agricultura familiar trazem outros benefícios para os alunos. "Uma boa alimentação na escola auxilia os estudantes no rendimento escolar, diminui a evasão e melhora o estado nutricional dos alunos, bem como promove a formação de hábitos alimentares saudáveis," destaca a nutricionista.

PNAE

Com o PNAE, todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Programa Nacional de Alimentação Escolar garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.


Tags:



Publicidade