Espírito Santo

Ministro e Secretário debatem Plano Nacional de Segurança - Investimentos no ES

Investimentos no ES Ministro e Secretário debatem Plano Nacional de Segurança

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o secretário Estadual de Segurança, André Garcia, se reuniram na manhã desta terça-feira (12) para discutir a criação do Plano Nacional de Segurança Pública, a liberação de recursos para ampliação e reformulação do Ciodes e investimentos na polícia técnico-científica capixaba. Participaram da reunião o secretário Nacional de Segurança Pública, Santos Cruz, o diretor executivo da Polícia Federal, Rogério Galloro, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Borges, e o chefe de gabinete do Ministério, Silvio Starling.

Também fizeram parte da reunião a subsecretária de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno, o chefe da Polícia Civil do Espírito Santo, delegado Guilherme Daré, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, os coronéis Nylton Rodrigues e Marcelo DIsep, respectivamente.

Torquato Jardim desembarcou em Vitória às 9h30, em um avião da Força Aérea Brasileira, e seguiu para a sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, em Vitória. Segundo o ministro, a reunião com o secretário André Garcia é importante porque as peculiaridades do Espírito Santo podem ser conhecidas, para que as ações efetivas sejam colocadas em prática.

"É importante conhecer as necessidades específicas do Espírito Santo em Segurança Pública para que sua parte de responsabilidade seja definida no Plano Nacional, que é parte maior da política nacional de segurança. Temos um grande país, com muita diversidade, e é preciso entender as necessidades de cada estado. Por isso estamos ouvindo o Espírito Santo ", esclareceu o ministro.

Ele acrescentou que é importante integrar o Espírito Santo no esforço da operação com o Rio de Janeiro, considerando a proximidade entre os dois estados. A visita inclui agendas de compartilhamento de inteligência e capacidade operacional da União com o Espírito Santo.

O secretário André Garcia, por sua vez, afirmou que um Plano Nacional de Segurança Pública é necessário para definir planos de ações, diretrizes e responsabilidades das esferas federal, estadual e municipal. Foi enfático que a criação do plano igualaria a Segurança Pública à Educação e à Saúde, que já possuem normas regulamentadoras.

"Não contamos com investimentos exclusivos para planejamento e execução de Segurança Pública. Com a criação do Plano Nacional teremos a garantia de recursos e as responsabilidades de todas as esferas. Lembrei ainda dos investimentos prometidos, recentemente, na segurança de nosso estado", pontuou o secretário.

Outra demanda apresentada durante a reunião foi o reforço do policiamento nas estradas do Espírito Santo. "Não vou fazer pedido de concurso público porque o cenário não é propício para isso. No entanto, pedimos que não sejam retirados mais policiais rodoviários do Estado para operações nacionais porque nosso efetivo é muito reduzido", completou.


Tags:



Publicidade