Anchieta

Surf e kitesurf 1º Festival de Moqueca Capixaba movimentou Castelhanos

Além de gastronomia, o festival contou com música e campeonatos de surf e kitesurf durante o final de semana.

Quase duas toneladas de peixes foram comercializadas em forma de moqueca em Castelhanos, no litoral de Anchieta, no último final de semana. Esse enorme consumo se deve a realização do 1º Festival de Moqueca Capixaba, organizado por empreendedores do balneário com apoio da prefeitura.

De acordo com um dos organizadores, Ragner da Matta Igreja, por dia, na praia, passaram cerca de 8 mil pessoas. "A nossa praia estava lotada todos os dias. Acredito que 60% das pessoas estavam ali por conta do evento. Os empreendedores participantes estão satisfeitos, assim como todo comércio local. O resultado superou em muito a nossa expectativa", conta.

Durante o evento, que durou quatro dias, os visitantes puderam degustar a famosa moqueca capixaba em diversas versões e com preços em torno de 50% de desconto, nos quiosques e restaurantes do balneário.

O ponto alto do festival foi o preparo da maior moqueca capixaba do mundo, com cerca de 200 kg de ingredientes, segundo os organizadores. Nesse dia, foi comercializada a porção por R$ 10,00, que vinha numa panela de barro, que pôde ser levada para casa. Todos os dias houve shows musicais e apresentações culturais.

De acordo com o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Edson Vando de Souza, o evento foi um produto de promoção gastronômica e turística de Castelhanos e contribuiu fortemente para a movimentação do balneário.

Castelhanos é muito conhecido devido a infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e quiosques, além da beleza singular da praia.

Campeonato de Suf e Kitesurf

No mesmo final de semana que aconteceu o 1º Festival de Moqueca Capixaba foi promovido em Castelhanos o 4º Campeonato de Surf e o 1º Campeonato de Kitesurf São José de Anchieta. Cerca de 180 atletas participaram das competições na disputa das melhores ondas.

As provas aconteceram pela manhã e à tarde. O evento tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude.

Segundo Rodrigo Mesquita, um dos organizadores, irão participar das competições do campeonato de surf cerca de 80 atletas, em quatro categorias, iniciantes, open, máster e bodyboard. Já nas competições do kitsurf, a previsão é da participação de 100 pessoas, em cinco categorias.


Tags: