Aracruz

Barragem fornecerá água para mais de 1.300 casas - Guaraná

Guaraná Barragem fornecerá água para mais de 1.300 casas

Com as obras finalizadas, a represa de Guaraná, município de Aracruz, será o principal reservatório de água do distrito que, em períodos de seca, vai abastecer mais de 1.300 casas. A barragem ocupa quatro hectares e pode armazenar até 120 milhões de litros d’água.

Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase três meses para estruturar a represa, localizada em uma propriedade de Córrego D’água. De acordo com a Secretaria de Agricultura, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) realizará o projeto da estação de captação e adutora.

Suficiente para seis meses


Quando o Rio Araraquara não for suficiente para abastecer a comunidade, o SAAE irá recorrer a barragem para levar água aos 5 mil moradores do Distrito de Guaraná. Segundo o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a água armazenada será suficiente para manter o abastecimento por cerca de seis meses.

"Assim que a fonte principal, que hoje é o Rio Araraquara, não tiver condições de atender a comunidade, a barragem entrará em funcionamento, e poderá abastecer as residências por 180 dias", explicou o secretário.


Tags:



Publicidade