Itaguaçu

Prefeitura faz limpeza às margens do Rio Guandu - Meio ambiente

Meio ambiente Prefeitura faz limpeza às margens do Rio Guandu

Mais de 1 tonelada de sujeira foi retirada do rio Guandu na manhã desta terça-feira (5). As Secretarias de Obras e Meio Ambiente, começaram nesta semana, um mutirão de limpeza nas margens do rio Guandu, com início no bairro Campo Vinte.
O lixo, uma das causas das enchentes, nunca deve ser jogado nos rios, canais, valas ou valões. Também não deve ser jogado nas ruas ou nos morros. Quando vem o temporal, o lixo no morro é arrastado para baixo entupindo os bueiros e assoreando os rios.

O rio Guandu é curso de água da região serrana do estado do Espírito Santo, que banha municípios como Afonso Claudio, Baixo Guandu e Laranja da Terra e possui afluentes em Brejetuba e Itaguaçu.

É um dos cinco maiores rios e mais importantes do estado, juntamente com os rios Doce, Itapemirim, Santa Maria da Vitória e Jacu. 

Afonso Claudio, por ser a principal e maior cidade banhada pelo rio Guandu, libera uma grande quantidade de lixo poluente nos afluentes e diretamente no rio Guandu, e isso afeta todos os municípios ao norte banhados pelo mesmo. Por isso, foi criado o Consórcio do Rio Guandu, que visa melhorar a participação da população da cidade em assuntos de conservação e o melhoramento do controle de desmatamento as margens do rio, além de conscientizar a população de toda a bacia hidrográfica do  rio Doce, da qual o rio Guandu faz parte, sobre o mesmo.

O rio deságua no rio Doce em Baixo Guandu. O rio São Domingos, principal rio de Brejetuba, é o principal afluente do rio Guandu, apesar do rio do Peixe, em Afonso Claudio, abastecer em tempos de seca o rio Guandu.


Tags:



Publicidade