Marataízes

Município faz emissão da carteira Nacional de artesão - É gratuita

É gratuita Município faz emissão da carteira Nacional de artesão

Atenção artesãos e trabalhadores manuais de Marataízes. Para tirar a Carteira de Artesão e de Trabalhador Manual ou renová-la, é necessário fazer um Teste de Habilidade, previamente marcado através da Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Habitação e Trabalho.

O agendamento dos testes terá início na próxima terça-feira (12) na sede da SEMASHT, nos horários das 10h as 16h, localizada na Avenida Rubens Rangel, 1489, Edifício Itamaraty (Prédio da Megashow), no 1º piso, na Cidade Nova em Marataízes. Ou, se preferir, o agendamento poder ser feito pelo telefone 3532-2284, antecipadamente até a próxima segunda-feira (11).

É necessário apresentar os documentos, 01 foto 3x4 colorida, cópia do CPF, RG ou CTPS e comprovante de residência e três produtos ou mais de tipologias diferentes e um em produção para análise.

Segundo o Secretário de Assistência Social, João Antônio Neto, ter a carteira de artesão permite aos profissionais diversas oportunidades, dentre elas, ministrar cursos na área através do Sesi, além de participar de exposições municipais, nacional e até mesmo internacionais. "A carteira é uma identidade social, permitindo que muitas portas se abram, dando maior visibilidade ao artesão local e suas obras." diz.

O teste é aplicado por técnicos da Gerência de Artesanato, através da Coordenação Estadual de Artesanato, que integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.
O que é a Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual?

Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) com o apoio do Programa Nacional do Artesão (PAB), a Carteira Nacional do Artesão e a do Trabalhador Manual é uma identificação nacional para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, existente desde 2012.

Segundo o Programa Nacional do Artesão, encaixa-se como artesão aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira, por exemplo; trabalhadores manuais aqueles que desenvolvem seu trabalho a partir de produtos industrializados, como biscuit, decoupage, pintura em tecido, entre outros.


Tags:



Publicidade