Conceição da Barra

Ciclistas participam do Pedal da Independência em Linhares - Trajeto de 15km

Trajeto de 15km Ciclistas participam do Pedal da Independência em Linhares

Centenas de bicicletas ocuparam as ruas de Linhares no "Pedal da Independência – Rua Coletiva", que foi realizado na manhã deste domingo (03) pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O passeio, que faz parte da programação da Semana da Pátria, aliou a conscientização da sociedade para uma convivência melhor no trânsito, com mais segurança e cidadania, e a promoção da sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana.

Os ciclistas se concentraram na Praça 22 de Agosto, de onde saíram percorrendo um trajeto de 15km, que passou pela ponte Joaquim Calmon, sobre o Rio Doce, seguindo pela BR 101 até o acesso às trilhas em plena Mata Atlântica em direção à Floresta Nacional de Goytacazes, onde todos puderam contemplar árvores centenárias. Na sede da reserva, as autoridades presentes fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo, de Linhares, e do Instituto Chico Mendes, com a execução do hino nacional. Também​ foi feito o plantio de cinco mudas Pau Brasil e Jequitibá rosa, árvore símbolo da reserva, que são plantas nativas da Mata Atlântica. O grupo retornou em seguida para o ponto de partida.

O governador Paulo Hartung fez todo o percurso de bicicleta e destacou a importância das causas envolvidas neste pedal. "Esse trabalho Rua Coletiva é muito importante, bonito e merece o apoio de todos. Precisamos repensar nossas vidas e cidades. Precisamos valorizar os pedestres e ciclistas e trabalhar para melhorar o transporte público. Esse evento é importante para reforçar o patriotismo, comemorar a independência, reforçar o Rua Coletiva e demonstrar a importância da prática de atividades esportivas", disse o governador Paulo Hartung.

"O pedal traz a reflexão do programa Rua Coletiva e chama a atenção para a necessidade de cada um respeitar o outro no trânsito para nós termos uma rua realmente compartilhada. Esse passeio ainda tem um motivo especial porque acontece na Semana da Pátria do Brasil, que pela primeira vez leva a programação das comemorações da Independência do Brasil para fora da Grande Vitória. Além disso, cada um que participou mostrou sua solidariedade doando alimentos como forma de contribuir com instituições de Linhares", falou a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto.

Os participante trocaram 2kg de alimentos não perecíveis por um cupom que dava direito a um kit e ao sorteio de 4 bicicletas que foi realizado após o pedal.

O evento é uma ação do Movimento ‘Rua Coletiva, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

Semana da Pátria


Com objetivo de resgatar os valores cívicos entre as pessoas por meio de atividades cívico-militares, culturais e esportivas, o Governo do Estado promove, desde sexta (1º) até a próxima quinta-feira (07), a Semana da Pátria 2017.

A programação teve início na sexta-feira (1º), no Centro de Vitória, com a solenidade do ‘‘Fogo Simbólico’’, que foi levado da Praça Costa Pereira até o 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha. No sábado (02), foram realizados os ‘‘Jogos da Pátria’’, na Praia de Camburi, nas modalidades de Cabo de Guerra, Pista de Obstáculos e Vôlei entre as equipes do 38º Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça.

Durante o sábado (02) e domingo (03), exposições sobre atividades operacionais do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça (Sejus), Polícia Civil, Polícia Militar, Marinha e Exército estão nos principais shoppings da Grande Vitória.

Na terça-feira (05), uma apresentação cultural com muita música, dança e teatro vai animar a Escadaria São Diogo, no centro da capital, às 18h.

Para encerrar a programação da Semana da Pátria com chave de ouro, o tradicional e aguardado desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado, pela primeira vez na história do Estado, em Linhares, no bairro Três Barras, no sentido BR-101/Fórum, a partir das 9h30.


Tags:



Publicidade