Guaçuí

Município pede que população denuncie furto de plantas - Denuncie

Denuncie Município pede que população denuncie furto de plantas

Secretaria de Meio Ambiente fez serviços de paisagismo e está pedindo ajuda da população pra denunciar o furto de plantas


Pode parecer inofensivo, mas a desculpa de "arrancar uma mudinha" para levar para casa é crime e vem sendo praticado em espaços públicos de Guaçuí. Este ato ilegal está comprometendo o projeto de paisagismo da cidade. Somente na última segunda-feira (28), conforme informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mais de 30 plantas foram repostas nos dois canteiros do centro da cidade, onde foram plantadas a espécie SunPatiens.

Segundo a Semmam, não é a primeira vez que é preciso fazer a reposição por conta de furtos e a ação vêm ocorrendo desde o mês de maio, quando foi inaugurado o primeiro canteiro. De acordo com a Secretaria, as plantas foram adquiridas em parceria, como parte do projeto de embelezamento da cidade, mas infelizmente, há casos de furtos em plena luz do dia.

A Semmam informa, ainda, que vai registrar um boletim de ocorrência policial sobre o fato e conta com o apoio da população para que denuncie e ajude na conservação dos canteiros. "Sabemos que esse comportamento é de meia dúzia de pessoas que, infelizmente, agem como se o público não tivesse dono. Pelo contrário, a responsabilidade com o bem público é muito maior, porque pertence a todos e não somente àquela pessoa", afirma o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins.

Segundo o empresário José Rogério Azevedo Moreira, que ajuda todos os dias na irrigação de um dos canteiros, "o problema é que nem todos têm consciência, mesmo diante da grande maioria que contempla a beleza das flores e param para tirar fotos, elogiando e enaltecendo o paisagismo da cidade". "É preciso que todos se envolvam e que haja uma punição exemplar para quem comete esse tipo de crime", destaca.

Segundo ainda o secretário, organizar espaços públicos para embelezá-los é um trabalho que mobiliza um grupo de profissionais, equipamentos e, claro, habilidade técnica; e tem custo para o município. "Por isso, é importante que a população – e não somente a prefeitura – seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar, resguardando o patrimônio público", destaca. Martins diz ainda que uma praça ou um canteiro com um jardim florido bem cuidado harmoniza o ambiente, trazendo benefícios tanto para a saúde quanto para o bem-estar da população. "Contudo, a qualidade do ambiente urbano depende muito da participação de todos", conclui.

O que diz a Lei

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998:

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia: Pena - detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Parágrafo único: No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.


Tags:



Publicidade