Montanha

Secretaria de Saúde realiza a VIII Conferência Municipal - Aconteceu

Aconteceu Secretaria de Saúde realiza a VIII Conferência Municipal

A VIII Conferência Municipal de Saúde de Montanha, ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto de 2017 no Teatro Municipal de Montanha e Pólo UAB com o Tema: Saúde e sustentabilidade: o viver melhor em Montanha hoje e amanhã, tendo como Eixos Temáticos: I – Efeitos da Urbanização na Saúde (destinação adequado do lixo, poluição atmosférica, sonora, visual, degradação ambiental, Uso de energia limpa, preservação das nascentes, qualidade da água, Uso de agrotóxicos etc). Neste eixo palestraram: Marinéia Araújo Novais, Talita Alves, Jovenal Marchesi Mariano, Tiago Freitas.

Já no eixo II, que abordou: Organização e Mobilização Social para corresponsabilização com a saúde (fortalecimento do CMS, criação dos Conselhos locais, Participação da comunidade nas terapias alternativas etc), palestrou: Clio Zanela Venturim.

No Eixo III, abordou-se os temas: Espaços de lazer e convivência; Práticas saudáveis de vida e participação familiar e comunitária na Saúde Mental, palestra ministrada pela psicóloga: Glícia Nazaré Ferreira Furtado. E no Eixo IV, a palestra Terapias alternativas e integrativas foi ministrada por Clio Zaneka Venturim e Erotildes Maria de Souza França.

Para a secretária municipal de saúde, Leila Baltar, a Conferência representou um grande avanço no entendimento global do que é saúde e de que a responsabilidade pela sua garantia é dever de todos. Segundo ela: "Ao término da Conferência tivemos a honra de participar de uma renovação dos conceitos e percepções que até então a sociedade havia construído sobre a responsabilidade frente a qualidade de vida e a promoção da saúde. Vimos o despertar um sentimento de corresponsabilidade e de empoderamento sobre os rumos que devem ser tomados para que se reduza o adoecimento das pessoas. Vimos o inicio da organização de uma comunidade atenta, participativa e protagonista de uma vida sustentável e consequentemente muito mais saudável. Alcançamos nosso objetivo, contando com a colaboração de diversos parceiros de longe e de perto que vieram partilhar conosco seus conhecimentos, nossos palestrantes. Verdadeiros amigos de Montanha que contribuíram para que aprendamos a viver melhor." afirmou a secretária.

Participaram, ao todo, mais de 200 representantes de diversos setores da sociedade, que ajudaram a formular de propostas que serão analisadas pelo Poder Executivo e inseridas no PPA.


Tags:



Publicidade