Pinheiros

PIB registra resultado positivo pela segunda vez consecutiva - PIB cresceu

PIB cresceu PIB registra resultado positivo pela segunda vez consecutiva

O Produto interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o último trimestre de 2016. Os dados são do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e representam a segunda alta consecutiva. Já na comparação de janeiro a março deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, o resultado não apresentou variação e se manteve estável.

Também foi possível observar a redução do ritmo de retração do PIB no índice acumulado dos últimos quatro trimestres (março de 2016 a março de 2017), que marcou queda de 9,3% totalizando R$ 135, 1 bilhões. O resultado é melhor do que o acumulado nos quatro trimestres imediatamente anteriores (dezembro de 2015 a dezembro de 2016), quando a retração chegou a 12,2%

Para José Lino Sepulcri, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), no decorrer do ano os resultados tendem a melhorar, já que os dados apontam crescimentos após longos períodos com registros seguidos de retração. "Já é possível vislumbrar uma pequena melhora em relação aos últimos anos. Estamos trabalhando e torcendo para que os resultados sejam melhores em 2017", declara Sepulcri.

Para o Brasil, os resultados da pesquisa apontam que no primeiro trimestre de 2017 o PIB cresceu 1% em relação ao trimestre anterior. Para 2018, a previsão da taxa de crescimento do PIB brasileiro é de 2%, segundo Boletim Focus do Banco Central do Brasil.


Tags:



Publicidade