Vitória

Inscrições abertas para remada a Volta à Ilha de Vitória - 30 quilômetros

30 quilômetros Inscrições abertas para remada a Volta à Ilha de Vitória

Competição nacional de canoagem oceânica fará à volta a ilha

no dia 08 de setembro com participação de diversos tipos de embarcações

Em comemoração ao aniversário da capital capixaba, será realizada, no dia 08 de setembro, a Volta à Ilha de Vitória, competição nacional de canoagem oceânica que fará uma remada de 30 quilômetros ao redor da ilha. Passando pelas belas paisagens da cidade, como a Terceira Ponte, o Convento da Penha, Ilha do Boi, Porto de Vitória, Ilha das Caieiras e pela extensa área de Manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, o evento está com inscrições abertas.

Realizada pela primeira vez, a Volta à Ilha é inspirada em um evento que ocorreu em 1985 e será a maior competição capixaba de canoagem a acontecer no Estado. "Na década de 80 foi feita a Taça da Cidade de Vitória, que também realizou uma remada ao redor da cidade. Foi o único evento com o formato de volta ao redor da ilha e, agora, ele veio como inspiração. A Volta à Ilha será realizada anualmente, sempre no aniversário de Vitória, com o intuito de exaltar a nossa capital e suas belezas", conta o idealizador e realizador do evento, Carlo de Castiglioni Teodoro.

Com a expectativa de receber mais de 100 atletas e cerca de 40 embarcações de diversas modalidades e portes, a competição contará com a participação de canoeiros e atletas nacionais e internacionais. Entre as presenças já confirmadas estão o atleta paralímpico de canoagem e tetracampeão mundial de paracanoagem, Fernando Fernandes; o campeão e o vice-campeão, respectivamente, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica Individual 2017, os atletas paulistas José Marcos Mendes Filho e David Levi; o francês Loïc Boireau, representante do Clube BAC canoë kayak de Paris; e a peruana Frida Condo Paniagua, representante do clube Inkanoa Vaa.

A competição terá categorias por idade – Júnior, Open, Master, Super Master, Golden Master – e por sexo – Masculino, Feminino e Mista. As modalidades da disputa serão Canoas Vaa (canoa polinésia) OC1, V1, OC2, OC6, V6; Surfski com caiaques oceânicos simples e duplo; Remo Olímpico Single Skiff e Double Skiff; e Stand Up Paddle Solo e Revezamento (dupla).

A largada única da disputa será às 10h30, na Curva da Jurema, em Vitória, com o repasse do briefing obrigatório e alinhamento das embarcações a partir das 8h. A previsão de percurso das embarcações mais rápidas é de 2h40, podendo chegar a mais de 4 horas entre os competidores mais lentos. Ao longo do dia, a arena estará aberta ao público e contará com diversas atividades, que incluem plantio de restinga, apresentação de banda de congo, circuito funcional e luau.

O evento tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Iate Clube do Espírito Santo, Associação Brasileira dos Canoeiros (Abraca), Landspride, Kreato Tecnologia, AlwaysMore, Ticket Digital, Gráfica JEP, GL Circuito Funcional, Nutrata Suplementos, Hotel Golden Tulip e Don Camaleone.

As inscrições devem ser feitas no site do evento – www.voltaailhadevitoria.com.br. No dia da competição, os interessados também pode se inscrever na bilheteria. O ingresso pode ser parcelado no cartão de crédito.

Premiação


Todos os participantes do evento irão receber uma medalha de participação, que será um hei matau de madeira, um anzol que para o povo da polinésia tem o simbolismo de prosperidade e segurança. A premiação geral será entregue para primeira embarcação que cruzar a linha de chegada, tanto no Masculino quanto no Feminino. Os competidores mais velozes irão receber os prêmios Fita Azul e Fita Rosa, que serão um troféu de madeira em formato de hei matau com uma pedra preciosa, assinado por Vitor Paganotto, e um remo. Já o primeiro lugar no Stand Up Paddle receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00.

SERVIÇO

Volta à Ilha de Vitória
Local da largada: Curva da Jurema – Vitória
Percurso: 30 quilômetros ao redor da ilha
Inscrições: www.voltaailhadevitoria.com.br


Programação:

Quinta-feira – 07 de setembro

8h – Execução do Hino Nacional e hasteamento de bandeiras
9h – Abertura da arena do evento
10h – Início do credenciamento
15h – Briefing Obrigatório (Mapa Ambiental, Segurança e Regulamento)
16h – Término do credenciamento


Sexta-feira – 08 de setembro

8h – Briefing Obrigatório (Mapa Ambiental, Segurança e Regulamento)
9h – Alinhamento das embarcações na areia
10h – Banda de Congo Capixaba para aquecimento dos atletas
10h30 – Largada de Todas as Categorias – Volta ao redor da Ilha de Vitória
11h – Praia Limpa – Plantio de Restinga
12h – GL Circuito Funcional – Arena do evento
14h – Praia Limpa – Gincana do Lixo
16h – Premiação
17h – Luau e coquetel de encerramento


Mais informações para a imprensa


Contatus Comunicação – Lyvia Justino e Rita Diascanio – (27) 3089-4100


Tags:



Publicidade