Espírito Santo

Prefeito participa de homenagem à Igreja Presbiteriana - 158 anos

158 anos Prefeito participa de homenagem à Igreja Presbiteriana

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, participou, na noite desta terça-feira (22), da sessão solene em homenagem aos 158 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil e aos 500 anos da Reforma Protestante, no plenário da Assembleia Legislativa, em Vitória. O evento, requerido pelo deputado estadual Gildevan Fernandes, contemplou líderes presbíteros com certificados e a Comenda "João Ferreira de Almeida" em reconhecimento ao trabalho evangélico e às atividades de cunho social desenvolvidas pela Igreja Presbiteriana no Espírito Santo. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Esmael Almeida e do vice-prefeito de Vila Velha Jorge Carreta.

O prefeito Max filho afirmou que a reforma empreendida por Martinho Lutero na Alemanha, no início do século 16, foi o fato mais relevante na vida da Igreja Reformada. "Com Lutero, a Igreja redescobriu os seus valores e as escrituras sagradas, abandonando os dogmas e as indulgências", ressaltou. Ele lembrou ainda as contribuições das igrejas presbiterianas do Brasil, recordando a comemoração dos seus 158 anos de existência. "Que legado importante tem a Igreja Presbiteriana no Brasil, evangelizando, organizando presbitérios, realizando seminários e tendo um resultado extraordinário. Parabéns deputado Gildevan pela iniciativa. Parabéns a Assembleia Legislativa e a todos que prestigiaram essa importante data".

O presidente do Sínodo RJ-ES da Igreja Protestante, reverendo Romildo Lima de Freitas, citou que após Lutero, Calvino teve também importantíssima missão ao sistematizar o protestantismo, o que possibilitou que o movimento chegasse aos EUA, e posteriormente ao Brasil, no dia 12 de agosto de 1859. O presidente do Sínodo Central da Igreja Presbiteriana do Brasil no Espírito Santo, reverendo Jailto Lima do Nascimento, disse que Lutero reconduziu os cristãos ao foco bíblico. "Estavam ocorrendo equívocos e descaminhos. Lutero nos trouxe de volta ao centro da Bíblia", relatou.

No Brasil, os presbiterianos representam hoje uma comunidade evangélica com mais de meio milhão de membros, reunidos em mais de duas mil congregações, doutrinados por mais de quatro mil pastores. O deputado Gildevan Fernandes, enalteceu a importância dos presbiterianos na construção de uma nova era do Cristianismo a partir da Reforma Protestante. "Agradeço a todos que construíram e continuam a construir essa história dos 158 anos dos presbiterianos no Brasil. Rendemos homenagens aos valorosos homens que deram sua vida pela causa protestante ao longo da história", finalizou.

Igreja Presbiteriana do Brasil

A Igreja Presbiteriana do Brasil foi fundada em 1862 pelo missionário norte-americano Ashbel Green Simonton, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859 – data em que se comemora o aniversário da igreja. Historicamente, a Igreja Presbiteriana pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo e mantém seus alicerces na mesma linha dos reformadores europeus, como Martinho Lutero, João Calvino e John Knox.

Comenda João Ferreira de Almeida

O nome da comenda é homenagem ao primeiro tradutor da Bíblia para a Língua Portuguesa. O livro sagrado foi publicado no Brasil em 1681. O português Ferreira de Almeida foi pregador da igreja reformada nas Índias Orientais Holandesas.


Tags:



Publicidade