Venda Nova do Imigrante

Família inova com produção de café robusta gourmet - Produção de conilon

Produção de conilon Família inova com produção de café robusta gourmet

Bebida 100% conilon é novidade no mercado

Indispensável na mesa do brasileiro e dos povos de quase todos os países, o cafezinho é mais do que uma simples bebida que acompanha as refeições. Com técnicas especiais de cultivo e de processamento, o produto ganhou notas sofisticadas e diversas variações, mas a tradição do consumo e a característica de unir as pessoas se mantêm e se fortaleceram.

Este é o caso do Café Fazenda Venturim, que tem em sua essência a tradição e a excelência na qualidade, observada nos pequenos detalhes. Há 13 décadas, a família tem mantido a cultura viva de pai para filho, com o plantio do café de Norte a Sul do Espírito Santo. O conilon (variedade da espécie robusta) começou a ser plantado comercialmente no Espírito Santo no final da década de 1960, após a erradicação dos cafezais. Na Fazenda Venturim, a produção foi iniciada nos anos 1970.

Hoje, estão à frente do negócio os irmãos Isaac e Lucas Venturim, que lançam o produto no mercado após uma série de aprimoramentos no cultivo e no processamento dos frutos com vistas a melhorar a qualidade e o sabor da bebida. O projeto do Robusta Especial é desenvolvido no município de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo.

Qualidade
"A produção de conilon com foco na qualidade é uma tendência nova no mercado, mas as poucas iniciativas que se tinham até então eram perdidas no momento da comercialização, já que a indústria utiliza esse tipo de café para agregar qualidade a misturas (blends) de café espresso, entre outros", comenta Lucas Venturim.
De acordo com Lucas, um importante diferencial do trabalho de sua família é levar direto, do produtor ao consumidor final, um café conilon de origem conhecida. "Com isso, o consumidor consegue sentir o verdadeiro sabor do café, sem defeitos ou misturas", destaca.

Técnicas
Para chegar às lojas, o processo passa pelo preparo do solo, o cultivo, a seleção das mudas, a nutrição e o manejo das plantas, até finalmente começar a colheita, entre dois e três anos após o plantio.

Segundo Isaac Venturim, o momento exato da colheita, bem como o tratamento que os frutos recebem logo após essa etapa, são de extrema importância para a qualidade final da bebida. Após uma seleção rigorosa, é iniciado o processo de descascamento, seguido da secagem lenta. Isaac destaca que o procedimento é essencial para preservar ao máximo os grãos com melhores atributos.

"Este cuidado especial evita o comprometimento dos lotes por sementes ruins, e possibilita maior valorização da produção. A secagem, por exemplo, propicia retirar a água do grão de forma mais lenta, sem perder as suas nuances. São técnicas que agregam valor à nossa produção", afirma.

O investimento na variedade do produto é uma das estratégias utilizadas pela empresa para se inserir no mercado de maneira completa e eficiente. A produção engloba o café torrado e moído, o torrado em grãos e o café em cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. Além das vendas via internet, por meio do site da Fazenda Venturim (fazendaventurim.com.br), os produtos estão disponíveis em cafeterias selecionadas no Estado.

Impulsionamento
O agronegócio se mantém como principal motor da economia brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este nicho da economia cresceu 13,4% no primeiro trimestre deste ano, a maior alta em mais de 20 anos. O avanço puxou a alta de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2016.

Atualmente, o estado do Espírito Santo é o principal produtor de café conilon do Brasil, destacando-se pelas melhores tecnologias em nível mundial para cultivo desta espécie. O aprimoramento do grão serve também como incentivo aos produtores capixabas, o que impulsiona a economia regional e proporciona melhores experiências ao consumidor final.

Sobre o café Fazenda Venturim:
Saiba onde encontrar o café Fazenda Venturim:

Grande Vitória:

· Organu Empório, Cafeteria e Coworking
Endereço: Av. Rio Branco, 1640 - Loja 3 - Praia do Canto, Vitória – ES.
Tel: (27) 3029-1500

· Pallacio Gourmet
Endereço: Av. Rio Branco, 646 - Praia do Canto, Vitória - ES
Tel: (27) 99989-6239

· Cachaça Santa Therezinha
Endereço: R. Licínio dos Santos Conte (Horto Mercado), 51 - Enseada do Suá
Vitória – ES
Tel: (27) 3235-7556

· Mezanino Café
Endereço: Av. Hugo Musso, 1243 - Praia da Costa, Vila Velha - ES
Tel: (27) 3329-2186


Interior do ES:

· Cafeteria Dona Carmen
Endereço: Av. Agenor Luís Heringer, 407, Pinheiros – ES
Tel: (27) 3765-2676

· Panificadora Bom Gosto
Endereço: R. Rodolfo Mageulisk, 326 Vila Pavão – ES
Tel: (27) 3753-1420

· Posto Milcar
Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, 1305 - Irmãos Fernandes, Barra de São Francisco – ES
Tel: 0800 720 5356

· Viva Bier
Endereço: R. Padre Francisco - 786, Vila Valério - ES
Tel: (27) 99945-1812

· Restaurante Venturim
Endereço: Rod. BR 262, KM 110 - São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante - ES
Tel: (28) 3546-6614

· Estação do Corpo
Endereço: R. Dr. Vanderley, 333 - Centro, Alegre - ES, 29500-000
Tel: (28) 99909-0253


Tags:



Publicidade