Aracruz

Comma cria Câmara Técnica para recuperação de manguezais - Piraqueaçu e Mirim

Piraqueaçu e Mirim Comma cria Câmara Técnica para recuperação de manguezais

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) criou em sua penúltima reunião uma Câmara Técnica Provisória para a recuperação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) dos manguezais Piraqueaçu e Piraque-Mirim.

A câmara técnica surgiu a partir da situação constatada no manguezal, após uma chuva de granizo que devastou o ecossistema em junho de 2016. O grupo já realizou visitas no local e também uma reunião com lideranças comunitárias de Irajá, Caieiras Velha e das comunidades de Baiacu e Pirassununga, do distrito de Santa Rosa.

Para engrenar o processo de regeneração, a Câmara Técnica Provisória também realizará pesquisas com o intuito de identificar espécies vegetais a serem recuperadas, buscar alternativas de alimentação para animais que habitam o mangue, levantamento da área afetada e análise do solo.

Berço da vida marinha:
O manguezal é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do planeta, fazendo dessas áreas um verdadeiro berçário natural. Aves, peixes, moluscos e crustáceos encontram nesse ambiente as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo.

Além disso, em relação à pesca, os manguezais produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Por essa razão, a sua manutenção e preservação são vitais para a subsistência das comunidades pesqueiras do entorno.

Conheça o Comma:
O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz (Comma) foi fundado em 2011, através da Lei Municipal nº 2.436. É um órgão integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de auxiliar as ações comandadas pela pasta.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Aracruz é um órgão colegiado paritário e autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo, do Sistema Municipal de Meio Ambiente – SIMMA. É constituído paritariamente por representantes da Sociedade Civil que tenham representatividade na Comunidade, por representantes do Setor Empreendedor (Indústria e Comércio), por representantes da Administração Pública, da Comunidade Técnico Científica e por entidades ambientalistas.


Tags:



Publicidade