Rio Bananal

Workshop debate criação de tilápias no Espírito Santo - Aquicultura e Pesca

Aquicultura e Pesca Workshop debate criação de tilápias no Espírito Santo

Nesta sexta-feira (11), será realizado o primeiro de uma série de eventos sobre aquicultura no Espírito Santo, o Workshop Tilápia Sul, que, nesta primeira edição, acontecerá em Castelo.

O projeto Aquicultura ES pretende realizar diversos encontros com o objetivo de organizar a cadeia aquícola no Estado, em todos os setores - como a produção de camarão, peixe, rã e a maricultura. O Tilápia Sul será direcionado aos produtores de tilápia do Sul do Estado, e terá a participação de pesquisadores, alunos, técnicos e outras autoridades do setor.

Segundo a coordenadora do Programa Especial de Aquicultura e Pesca do Incaper, Lucimary Ferri "o objetivo é levar o maior número de produtores para debaterem temas atuais para a piscicultura, como o cultivo de tilápias em sistema de recirculação de água, visto que água é um bem escasso e precisamos ter sistemas sustentáveis de cultivo".

O evento contará com palestrantes de renome nacional, como o zootecnista diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA), Manuel Braz, e debaterá temas como o cultivo sustentável de tilápias, sistema de aquaponia, perspectivas de mercado e técnicas para o aumento da produtividade e a qualidade na alevinagem de tilápias.

O workshop é gratuito e conta com 250 vagas. As inscrições para a participação ainda estão disponíveis nos sites www.seag.es.gov.br e www.incaper.es.gov.br e vão até o dia do evento, ou até que as vagas tenham sido completadas.

O Tilápia Sul é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e a Prefeitura de Castelo, com o apoio de diversas entidades.


Serviço:

Aquicultura ES: Workshop Tilápia Sul

Data: 11/08 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 17h30

Local: Teatro Municipal de Castelo - Castelo - ES


Programação:

Manhã

8h às 9h - Recepção e entrega de material
9h às 9h20 - Abertura
9h20 às 10h20 - Palestra: "Cultivo de tilápias em sistema de recirculação" - Manuel dos S. P. Braz Filho - Zootecnista - Diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA)
10h20 às 10h40 - Café com prosa
10h40 às 12h - Palestra: "O sistema de aquaponia" - Manuel dos S. P. Braz Filho - Zootecnista - Diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA)

Tarde

13h às 13h50 - Palestra: "Perspectivas de mercado e técnicas para aumento da produtividade de tilápias" - Eduardo Ishikawa - Zootecnista - Gerente de Produtos Aqua da Socil
13h50 às 14h20 - Palestra: "Qualidade na alevinagem de tilápias" - Fernando Bosísio - Zootecnista - Sócio Diretor da Aquamais
14h20 às 15h30 - Diagnóstico participativo em grupos
15h30 às 16h - Café com prosa
16h às 17h30 - Apresentação dos grupos e encaminhamentos


Tags:



Publicidade