Rio Novo do Sul

Muqui é palco do 67° Festival Nacional de Folia de Reis - Cultura folclórica

Cultura folclórica Muqui é palco do 67° Festival Nacional de Folia de Reis

As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica invadem pela sexagésima sétima vez as ruas de Muqui. Neste sábado (12), cerca de 50 grupos folclóricos participam do Festival Nacional de Folia de Reis.

Neste ano, a manifestação religiosa reunirá grupos capixabas, mineiros e fluminenses vindos de 24 municípios. A programação cultural começa às 10h com cantoria das Folias de Reis. Às 11h, os mestres se reúnem no Teatro Nenên Paiva.

Pela tarde, os grupos folclóricos partem em cortejo pelas ruas de Muqui e recebem as bênçãos na Igreja São João Batista. Às 17h, os cânticos e as batidas e o colorido das folias invadem os pontos turísticos da cidade. No começo da noite, grande encontro das Folias de Reis e premiações.

A relação da cidade de Muqui com o folclore é antiga. Desde 1950 a Folia de Reis toma as ruas do Sítio Histórico, antes como Torneio de Folia de Reis, e hoje como Encontro Nacional de Folia de Reis.

O encontro que já atravessa décadas de existência promove a valorização, o fortalecimento, a difusão da cultura popular, e a troca de informações da tradição folclórica a fim de manter viva a Folia de Reis na busca de mais adeptos.

O 67º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é uma realização da Prefeitura de Muqui, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Banestes, da Comissão Espírito-Santense de Folclore e da Associação de Folclore de Muqui.



Serviço

67° Festival Nacional de Folia de Reis

Data: sábado (12)

Local: Muqui, Região Turística dos Vales e do Café

Como chegar: Saindo de Vitória, seguir pela BR 101 até Itapemirim, depois pela BR 482 e, em seguida, pela BR 393. O percurso tem cerca de 180 km.

Entrada Gratuita

Mais informações: https://goo.gl/3ivWFQ

Confira aqui os grupos participantes.



Programação:
Sábado (12 de agosto)

07h às 09h30 – Chegada das Folias de Reis de diversas cidades do Brasil e

credenciamento.

10h – Abertura oficial do evento e Cantoria das Folias de Reis (Tenda Cultural – Jardim Municipal)

11h - Reunião dos Mestres (Teatro Nenên Paiva)

11h30 às 13h30 - Almoço

14h – Formação do Cortejo (Rua Sandoval Reis Portugal)

15h – Saída do Cortejo das Folias de Reis nas ruas principais da cidade

16h – Bênção das Folias de Reis na Igreja São João Batista

17h – Apresentações das Folias de Reis em diversos pontos históricos da cidade

18h – Grande Encontro das Folias de Reis com apresentação dos palhaços e entrega do troféu de participação (Tenda Cultural – Jardim Municipal)

19h – Encerramento


Tags:



Publicidade