Vila Velha

Exposição fotográfica faz homenagem a mulheres negras - Combate ao Racismo

Combate ao Racismo Exposição fotográfica faz homenagem a mulheres negras

Em homenagem às lutas e à representatividade da mulher negra na sociedade, a Secretaria e o Coletivo de Combate ao Racismo do Sindiupes lançam no dia 10 de agosto a exposição fotográfica Dandaras – Mulheres Negras da Educação.

A abertura será às 18 horas no Museu Capixaba do Negro-MUCANE, em Vitória. O evento faz parte das comemorações pelo Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra celebrados no último dia 25 de julho.

As mulheres retratadas nesta exposição são mencionadas como descendentes de Dandara de Palmares, ícone da História do povo negro no Brasil. Elas representam milhares de mulheres anônimas que, cotidianamente, se rebelam e constroem novos quilombos no chão das escolas, nos conselhos de Educação, nos Fóruns de Educação, nas Comunidades quilombolas, na luta sindical e nos demais espaços de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos. São militantes comprometidas com a Educação para as relações étnico raciais e com redução do racismo estrutural, historicamente constitutivo da sociedade brasileira.

A exposição fotográfica "Dandaras – Mulheres Negras da Educação" tem como objetivo dar visibilidade às mulheres negras que, com suas histórias de vida, atuam na perspectiva da Educação para as Relações étnico raciais, como preconiza a lei 10.639/03 e/ou contribuem para o debate e execução de políticas públicas da Educação Básica tanto na Rede Estadual quanto no âmbito das Redes de Educação em municípios das regiões Norte, Noroeste, Sul, Serrana e Grande Vitória.

O evento conta com a parceria do MUCANE/Prefeitura de Vitória e da Ong Instituto das Pretas, e tem também como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de implementação da Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares de ensino.

As fotos foram produzidas pela fotógrafa Márvila Araújo, profissional que se dedica a fotografar a beleza negra e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão sobre questões sociais e raciais, resgatar a cultura e a ancestralidade africana e promover a autoestima do povo negro.

No lançamento da exposição haverá uma programação cultural com show da cantora Monique Rocha e performance da atriz Inácia Freitas. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 10 de setembro.

Serviço
Lançamento da exposição fotográfica Dandaras – Mulheres Negras da Educação
Dia: 10 de agosto (quinta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Museu Capixaba do Negro – Parque Moscoso/Vitória
Organização: Secretaria e Coletivo de Combate ao Racismo do Sindiupes-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado

Informações:

Adriano Albertino – diretor da Secretaria de Combate ao Racismo do Sindiupes
(27) 9 9787 9002 – 3421 2400
Rakel Rissi – coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo
(27) 9 9764 2610 – 3421 2400
Assessoria de Comunicação: Elvany Lopes
(27) 9 9647 7731


Tags:



Publicidade