Vila Velha

Moradores da zona rural serão atendidos - Orçamento 2018

Orçamento 2018 Moradores da zona rural serão atendidos

A assembleia do Orçamento Participativo realizada no sábado (5) pela manhã, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (de Tempo Integral) "Reverendo Waldomiro Martins Ferreira", no bairro de Xuri, microrregião 6 do município de Vila Velha, reuniu cerca de 50 pessoas que listaram o que consideram prioridade para a região.

O secretário do Planejamento de Vila Velha, Ricardo Santos, abriu a sessão lembrando que esta era a segunda reunião no bairro sobre o mesmo tema, e que, na primeira, haviam sido solicitadas 17 ações por parte dos moradores. Ele explicou que seis das ações solicitadas haviam sido aprovadas: "Isto não significa que as outras ações não sejam importantes, e sim que, no momento, apenas estas seis foram consideradas viáveis", ressaltou o secretário.

As seis ações solicitadas consideradas viáveis: implantar um programa de capacitação e cursos para jovens na UMEF "Reverendo Waldomiro Martins Ferreira" (Educação); retornar com o Programa de Saúde na Família para comunidades da zona rural (Saúde); e reforma da Associação de Moradores, manutenção das estradas vicinais, preferencialmente aquelas na rota dos ônibus escolares, construção de praça com academia popular em área contígua à UMEF; e implantar sinalização de identificação do agroturismo na região.

A subsecretária de Saúde, Estella Dias, participou da reunião e apontou as dificuldades para a construção de uma unidade de saúde e disse que serão abertas quatro vagas para o posto de agente comunitário de saúde (atualmente há apenas um). O secretário municipal de Educação, Roberto Beling, explicou detalhadamente os critérios envolvidos na avaliação de viabilidade das ações solicitadas pelos moradores e garantiu que os moradores terão respostas concretas em 2018.


Tags:



Publicidade