Vila Velha

Intercâmbio: estudantes embarcam para Inglaterra e Chile - Sedu embarcou

Sedu embarcou Intercâmbio: estudantes embarcam para Inglaterra e Chile

O primeiro grupo com 38 estudantes do Programa de Intercâmbio Sedu embarcou, neste sábado (05), para os países Inglaterra e Chile, para aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa ou Espanhola e vivenciar outra cultura.

O embarque para a Inglaterra, com 30 intercambistas, foi às 6h30 da manhã e dos oito estudantes que vão para o Chile, às 10h25. Ambos os grupos participarão da modalidade Curso Intensivo, na qual o estudante é matriculado em um curso de idiomas no exterior com duração de três meses.

Durante o programa, os intercambistas morarão com famílias nativas, acostumadas a hospedar adolescentes e jovens estrangeiros, e ainda participarão de passeios turísticos e culturais, a fim de conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

"Espero adquirir mais conhecimento do que é o mundo, conhecer nova cultura, pessoas novas, ser mais responsável e também levar nossa cultura para outro país", disse empolgado o estudante intercambista David Mariano de Oliveira Junior.

Os outros 62 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu estão se preparando para embarcar para o Canadá e Estados Unidos, nas próximas semanas.

"Neste ano, 100 estudantes vão aproveitar essa oportunidade. É com muita alegria que desejo uma boa viagem, vocês são merecedores desse prêmio. Façam bom proveito e aprendam bastante, com sabedoria, vivenciando outra cultura", disse o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

As 100 vagas de intercâmbio, para estudantes dos polos do ‘Centro Estadual de Idiomas’ e da ‘Parceria com Conselho Britânico’, foram distribuídas: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio Sedu é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.

A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas

O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Parceria com o Conselho Britânico

No curso de inglês do Programa de Aprofundamento de Estudos em Línguas Estrangeiras, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Conselho Britânico, os estudantes fazem o curso no contraturno de estudo ou aos sábados. A bolsa compreende o curso de Língua Estrangeira Learn English Pathways (LEP), que será desenvolvido na modalidade semipresencial. As aulas serão dadas por professores/tutores contratados pela Sedu.

Em 2015, a Sedu ofertou 1.600 vagas para estudantes de 31 municípios capixabas, em 33 escolas polo. O curso de inglês tem duração de dois anos, e é ofertado em escolas polo da rede estadual propiciando aos estudantes o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participam de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada.


Fotos: Pedro Dutra


Tags:



Publicidade