João Neiva

Fibria leva mostra multimídia  para a Expoagro Vidas - Mata Atlântica

Mata Atlântica Fibria leva mostra multimídia para a Expoagro Vidas

A mostra reúne imagens do fotógrafo Araquém Alcântara, retratando histórias de transformação social e preservação da natureza no Projeto "A Floresta sob um Novo Prisma", além de vídeos gravados em 360º

Depois de passar por Vitória, a exposição "A Floresta sob um Novo Prisma" desembarca em Aracruz e poderá ser visitada gratuitamente de 3 a 6 de agosto, no evento Expoagro Vidas, no Parque de Exposições da cidade. A Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais são algumas das estrelas da mostra, que retrata a floresta plantada sob um novo ponto de vista.

Com fotos de Araquém Alcântara, reconhecido como um dos principais fotógrafos de natureza no Brasil, e vídeos em 360º que permitem uma experiência interativa a partir do recurso de realidade virtual, a mostra "A Floresta sob um Novo Prisma" é uma iniciativa da Fibria, empresa líder mundial na produção de celulose de eucalipto, e faz parte da celebração dos 50 anos de atividades da companhia no Espírito Santo.

Das montanhas capixabas ao litoral do extremo Sul da Bahia, passando pelas tribos indígenas de Aracruz e pela realidade dos pescadores de Barra do Riacho, Araquém Alcântara percorreu aproximadamente 5 mil quilômetros em 12 municípios capixabas e quatro baianos. O resultado da expedição está reunido em 40 fotografias que fazem parte da mostra.

"Esse projeto mostra como o território sob influência da atividade da Fibria é conectado e possui uma ligação sistêmica entre regiões, comunidades tradicionais, empresa e o meio ambiente. Essa conexão valoriza a diversidade, o diálogo, a construção conjunta, a parceria e a pluralidade que habita os territórios capixaba e do extremo sul da Bahia", diz o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

Além de belas fotos, a exposição conta com vídeos em 360º, em realidade virtual (VR). Um jipe cenográfico levará os visitantes, que terão à disposição óculos com tecnologia VR de última geração, para uma experiência virtual que possibilitará acompanhar, em uma imersão quase real, atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica e a produção de alimentos por parte de agricultores familiares, entre outras experiências. Um detalhe da exposição é a interação que o visitante poderá ter com algumas fotos.

"Cinco imagens da mostra têm suas histórias aprofundadas por meio de vídeos narrados pelos próprios protagonistas da foto. Essa é mais uma forma que encontramos para possibilitar que o participante conheça melhor o universo registrado pelas lentes do fotógrafo Araquém Alcântara", afirma a diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Malu Pinto e Paiva.

As fotos da mostra também foram reunidas em um catálogo, com 20 fotos adicionais não publicadas na exposição, cujo prefácio é do jornalista e acadêmico José Antônio Martinuzzo, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A publicação estará disponível na exposição para os visitantes em um totem com tela touch.

Todas as estruturas da iniciativa, incluindo as de sustentação das fotos, que são inspiradas em figuras prismáticas, são feitas em madeira de eucalipto produzida a partir de plantios 100% renováveis.

A mostra fotográfica tem outra particularidade: três fotos expostas contarão com a técnica de audiodescrição, que possibilita que pessoas com deficiência visual possam interagir com as imagens. O trabalho foi desenvolvido pela audiodescritora Letícia Schwartz, que tem vasta experiência no desenvolvimento desse tipo de conteúdo.

Expoagro Vidas

A festa é considerada o maior evento filantrópico do estado do Espírito Santo e reúne música, cultura, gastronomia, entretenimentos, esportes, palestras, dentre outras atrações. Todo o valor arrecadado será destinado às obras de revitalização do Hospital Maternidade São Camilo, o único de Aracruz e que também atende aos municípios vizinhos de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa. A expectativa é que cerca de 160 mil pessoas estejam presentes nos quatro dias do evento.


Serviço:

"A Floresta sob um Novo Prisma"
Local: Expo Agro Vidas, no Parque de Exposições de Aracruz
Endereço: Rua Girassol, 10, Guaxindiba
Data: 3 a 6 de agosto, durante o horário de funcionamento da feira


Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta plantada. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 1,056 milhão de hectares de florestas, sendo 633 mil hectares de florestas plantadas, 364 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 59 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 35 países. Em maio de 2015, a Fibria iniciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no terceiro trimestre de 2017. Saiba mais em www.fibria.com.br


Tags:



Publicidade