Vitória

Tampa de galeria cede na avenida Maruípe - Interdição parcial

Interdição parcial Tampa de galeria cede na avenida Maruípe

Uma das quatro tampas de concreto que recobrem a união das galerias de drenagem localizadas sob a avenida Maruípe e a rua Dióscoro Carneiro Filho, em Maruípe, cedeu interrompendo o trânsito em uma das quatro pistas da avenida Maruípe.

Na manhã desta segunda-feira (31) engenheiros e técnicos da Prefeitura de Vitória inspecionaram as galerias e identificaram a necessidade de substituição da tampa, que será concretada no local. Haverá necessidade de o trânsito ficar parcialmente interrompido no trecho por, no mínimo, 15 dias.

Como são peças de grandes dimensões a melhor alternativa encontrada foi fazer a forma da nova tampa e enchê-la de concreto no local. A tampa danificada tem 4 metros de comprimento por 2 metros de largura e 28 centímetros de espessura.

Com o peso de 5,4 toneladas (equivalente ao peso de mais de cinco carros populares) a recomendação dos engenheiros foi pela confecção da nova peça no local onde ela será instalada. Pois o transporte até o local, ou durante a instalação, a tampa poderia ser danificada, dilatando ainda mais o prazo de interdição.

As tampas deste trecho servem de teto para as galerias que transportam as águas das chuvas de 17 bairros da Grande Maruípe para a estação de bombeamento de águas pluviais doutor Antônio da Silva Pinto, em Santa Luíza, passando inicialmente pelo Horto de Maruípe.

O sistema de macrodrenagem da Grande Maruípe atende 77 mil moradores. Somente no reservatório do Horto de Maruípe podem ser armazenados temporariamente 25 milhões de litros de águas das chuvas, minimizando o risco de alagamentos nos seguintes bairros: Barro Vermelho, Bonfim, Consolação, Bairro da Penha, Bairro de Lourdes, Fradinhos, Gurigica, Itararé, Joana DArc, Maruípe, Praia do Canto, Santa Lúcia, Santa Luíza, Santos Dumont, São Benedito, São Cristóvão e Tabuazeiro.

A conclusão das obras da avenida Leitão da Silva é a condição para o pleno funcionamento do sistema de macrodrenagem construído pela Prefeitura de Vitória.


Tags:



Publicidade