Conceição da Barra

Tudo pronto para o maior festival de forró do Brasil - Forró de Itaúnas

Forró de Itaúnas Tudo pronto para o maior festival de forró do Brasil

Com reforços em toda a estrutura pública necessária para a realização do 17º Festival Nacional do Forró de Itaúnas (FENFIT), no município de Conceição da Barra, técnicos da Prefeitura foram conferir de perto as ações já realizadas e promover os ajustes necessários. As preocupações se intensificaram dada a singularidade deste ano, que contará com a gravação do DVD comemorativo de 20 anos da Banda Falamansa, coma realização de um show ao vivo, na Praça da Vila, na noite deste sábado (22).

Os investimentos por parte da Prefeitura se concentram nas necessidades de plantões médicos, com mais ambulâncias, aumento nos serviços de limpeza, reforço na segurança, manutenção das estradas e várias atividades para atender a um público que deve ser superior ao do festival passado.

A Prefeitura de Conceição da Barra mantém a tradição de investir no turismo e na geração de emprego e renda, apesar de todas as dificuldades pelas quais passou. Nos momentos em que ocorrem eventos atrativos, a municipalidade faz a sua parte para garantir geração de rendas para os que vivem dos comércios formal e informal. Para isso a Administração Municipal, promoveu o show de abertura do Festival de Itaúnas, na sexta-feira passada e agora, reforça toda a estrutura pública, para o evento que acontecerá neste sábado.

Embora o show gratuito promovido pelo município tenha marcado a presença do Poder Público junto ao festival, que é realizado pela iniciativa privada há 17 anos, esta é apenas a menor parte do investimento realizado anualmente pela Prefeitura neste período de eventos na Vila de Itaúnas. Neste ano, pelo menos 200 mil reais estão sendo investidos pelo município para garantir o reforço nos serviços públicos que já estão a todo vapor, desde o início do mês de julho.

Na área de segurança, houve grande investimento no videomonitoramento e assim, toda a vila passou a ser monitorada 24 horas, pelo comando da 2ª Cia. de Polícia Militar, proporcionando a identificação de todo e qualquer ato e a pronta intervenção das Polícias Militar e Civil, nos casos necessários.

"O nosso objetivo é promover a geração de emprego e renda em todo o município, fortalecendo a indústria turística e levando a imagem de Itaúnas, esse pedaço do paraíso que fica em Conceição da Barra, para todo o mundo", esclarece o prefeito Francisco Vervloet. "Graças a esse importante evento que atrai tantos admiradores a cada ano, Conceição da Barra hoje é conhecida não só pelos seus atrativos do verão e carnaval e o turismo passou a ser rentável também no período de inverno", completa.

REFORÇO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Desde o início do mês de julho, a Prefeitura de Conceição da Barra tem intensificado as ações em diversas frentes, tendo em vista a preparação da infraestrutura, logística e melhoria dos serviços públicos durante os dez dias do festival de forró. A Vila de Itaúnas, que possui cerca de 1.600 habitantes, neste período fica com a população de aproximadamente onze mil pessoas, o que demanda mais atenção especialmente nas áreas de saúde, segurança, limpeza e iluminação pública.

Os custos com o patrolamento de vias, limpeza de ruas, praça e estacionamento de ônibus, capina, reparos de prédios públicos, contratação de guarda-vidas e servidores temporários, reforço no sistema de videomonitoramento e apoio ao efetivo policial destacado para Itaúnas, somam quase 200 mil reais. Neste montante também estão incluídos os serviços de saúde oferecidos no PSF, que durante o festival passa a funcionar durante 24 horas, além dos custos com os serviços de fiscalização, plantões dos Conselhos Tutelares e trabalhadores da Limpeza e Iluminação Pública, transporte e alimentação dos servidores, contratação de banda e estrutura para a abertura do festival, entre outros serviços.

Mais uma vez a Administração Pública de Conceição da Barra está investindo no social, preocupando-se com a geração de emprego e renda em todo território de Conceição da Barra, inclusive na Vila de Itaúnas.


Tags:



Publicidade