Anchieta

Anchieta inicia 1ª Rodada Técnica da Agricultura - Agricultura Familiar

Agricultura Familiar Anchieta inicia 1ª Rodada Técnica da Agricultura

No mês que comemora o Dia do Agricultor (28/07), a Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, iniciou ontem (24) a programação da 1ª Rodada Técnica da Agricultura. Serão onze ações envolvendo agricultores, piscicultores e pecuaristas com cursos, seminários e visitas técnicas.

E a abertura da programação foi realizada na propriedade do agricultor Laerte Souza, na comunidade de Arerá. Cerca de 20 produtores rurais participaram do curso de demonstração de método sobre cacau e o controle de vassoura de bruxa. A capacitação foi ministrada pelo técnico agrícola da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira, Álvaro Cândido da Silva. Além da parte teórica, os participantes puderam ver na prática métodos eficazes para qualificação da lavoura.

Conforme o titular da pasta, Geovani Bissa Merigueti, as capacitações da 1ª Rodada Técnica da Agricultura irão acontecer até outubro, envolvendo diversos temas. "O objetivo é proporcionar a discussão técnica de temas novos e tradicionais, a fim de desenvolver a sustentabilidade da agricultura familiar de Anchieta", justificou.

Até o final de outubro irão acontecer visitas técnicas, cursos e seminários para os produtores rurais envolvendo temas como cultivo de café, banana, empreendedorismo, agroturismo, pecuária, piscicultura, associativismo e uso da água. Todas as ações serão acompanhas por técnicos do Incaper, Mepes, Secretaria de Agricultura e Pesca e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Conforme Merigeti, a agricultura familiar é uma atividade econômica de grande importância para o município de Anchieta, seja por seu caráter social - por ser uma das atividades que mais abrange mão de obra ocupada, seja por seu caráter econômico - que tem sustentado inúmeras famílias e dinamizado a comercialização de produtos dentro e fora do município, apesar da grave crise que assola a região. "A atividade precisa ser permanentemente dinamizada, estimulada e aprimorada. Agora mais do que nunca, diante do cenário da crise financeira que atinge o município", alerta o secretário.

A próxima atividade irá acontecer no dia 11 de agosto, na comunidade de Duas Barras, quando será abordado sobre o cultivo de café – poda programada de ciclo e outras técnicas. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente junto à Secretaria de Agricultura e Pesca.

Informações - Tel.: (28) 3536-2378.


Tags:



Publicidade