Colatina

Semana da Agricultura Familiar inicia nesta quarta - IFES Itapina

IFES Itapina Semana da Agricultura Familiar inicia nesta quarta

Começa em Colatina, na próxima quarta-feira, 26 de julho, a Semana da Agricultura Familiar com a realização de 12 minicursos e oficinas para produtores rurais, estudantes e técnicos da área agrícola, no Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) Campus Itapina. no período de 26 a 28 de julho, das 7h30min as 17h.

O evento, com três dias de duração, será realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Semder) e parceria com Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural), Ifes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) Campus Itapina, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Associação dos Produtores Rurais de Colatina (Aprucol), Central das Associações de Produtores Rurais de Colatina (Cenapruc) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas).

As capacitações serão oferecidas por meio de aulas teóricas e práticas e abordarão temas relacionados à produção agropecuária, com o objetivo de levar conhecimento, agregar valor, fonte alternativa de renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares de Colatina e região.

Programação:

Conforme a programação, nos dias 26 e 27, com carga de 16 horas e 15 vagas, será o curso de "Produção de derivados lácteos (queijo minas frescal, queijo minas padrão, requeijão cremoso, requeijão em barra, queijo mussarela e iogurte)" com instrução da técnica do Incaper, Edna Silva.

No dia 28, pela manhã, a partir das 7h30, com carga de 4 horas e 30 vagas, será "Custo para Produção no campo (Cafeicultura)", e terá como instrutor o técnico do Sebrae, Wellington Feroni. Em seguida será "Uso racional da água na propriedade rural", com José Modesto da Fonseca, do Ifes Campus Itapina. E fechando, "Fruticultura (Cacau)" com Carlos Alberto Spaggiari de Souza, da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira).

No período da tarde, a partir das 13 horas, com carga de 4 horas e 30 vagas, será "Sucessão rural", com André de Barros, da Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e em seguida, será "Introdução à cultura da pimenta do reino", com José Henrique Trevizani, do Incaper. Fechando o dia, "Fruticultura (Banana)" estará a cargo de Patrícia Soares Furno Fontes, do Ifes.

Em período integral, com carga de 8 horas e até 30 vagas cada um, terá cinco minicursos. O primeiro será "Produção de embutidos", com José Alencar de Barros, do Ifes Campus Itapina. Em seguida será "Olericultura e Hidroponia (Compostagem, minhocário, defensivos naturais)", com Marinaldo Francisco Zanotelli , do Ifes. O terceiro, sobre "Bovinocultura de leite", será com Luciene Bittencourt (Manejo de ordenha) e Afrânio Ferrari Baião (Nutrição e manejo do gado de leite), do Ifes. O quarto "Nutrição e manejo na ovinocultura", terá Nilson Nunes Morais Júnior, do Ifes, como instrutor. E o último será "Apicultura básica", com Asdrúbal Viana dos Santos.

As inscrições, para quem quiser participar, podem ser feitas na Semder (Guilherme Giuberti, 3177-7059), Incaper (3722-5996) e nos Sindicatos (3722-2988 e 3722-5014).


Tags:



Publicidade