Alegre

Capester: 3,4 mil já baixaram aplicativo para denúncia - Infração de trânsito

Infração de trânsito Capester: 3,4 mil já baixaram aplicativo para denúncia

Na semana em que o aplicativo Capester, também conhecido como "Tô de olho Vitória", completa um mês de parceria com a Prefeitura de Vitória, 3.459 pessoas já baixaram o aplicativo.

Até esta segunda-feira (24), o Capester recebeu 461 vídeos. Desses 77 passaram pelo filtro da inteligência artificial presente no aplicativo e 57 foram validados como flagrantes de infrações de trânsito.

A maioria dos vídeos mostra estacionamentos irregulares e vieram de todas as regiões da cidade.

"Quem comete uma infração de trânsito na verdade está desrespeitando toda uma coletividade, várias pessoas que se sentem incomodadas com a falta de educação no trânsito. E com as cartas de advertência educativa pretendemos mostrar isso aos motoristas infratores, para que eles não voltem a desrespeitar o trânsito", declara o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Pioneirismo
Vitória é a segunda cidade brasileira a utilizar essa tecnologia, depois de Porto Alegre (RS), onde o aplicativo está em uso há cerca de 3 meses. Além do Brasil, há outras cidades interessadas nessa parceria com o Capester na França, Polônia, Cingapura e outras cidades de Israel, onde o aplicativo foi criado e já funciona.

Como utilizar
Para utilizar o Capester, basta baixar o aplicativo, que está disponível para qualquer tipo de celular. O programa possui um tutorial que dá algumas dicas:

a) Evite filmar na presença do condutor do veículo ou confrontá-lo;

b) O vídeo precisa ter no mínimo 15 segundos;

c) É possível reportar qualquer tipo de infração de trânsito;

d) O anonimato do autor do vídeo é preservado;

e) As imagens dos carros em situação irregular não devem ser divulgadas em outros meios identificando o infrator ou a placa do carro;

f) Os vídeos só podem ser enviados utilizando diretamente o aplicativo e por isso não podem ser editados.


Tags:



Publicidade