Colatina

Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha - A rainha Tereza

A rainha Tereza Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Tereza de Benguela

O dia 25 de julho, celebra o Dia da Mulher Negra Americana e Caribenha. A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o primeiro Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana, como Marco internacional de luta e da resistência da Mulher Negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe.

No Brasil, a data também foi instituída por uma Lei de 2014, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Tereza de Benguela, foi uma importante líder quilombola que viveu durante o século 18 no quilombo Quariterê em Mato Grosso . A rainha Tereza comandou a estrutura política, econômica, administrativa do quilombo.

Tereza de Benguela foi presa numa emboscada e morreu por inanição, alguns dias depois da captura.

Em comemoração a esta data, um grupo de meninas e mulheres negras, se reuniram Na Praça do sol Poente e em alguns pontos turísticos da cidade para exaltar suas diversas belezas como ato político e de resistência, fortalecendo a nossa história e nossa identidade.

Através destas fotos, queremos deixar o verdadeiro significado de um provérbio africano: "UBUNTU- Sou quem sou porque somos todas nós!" Viva Zacimba Gaba, Viva Akotinere, Viva Tereza de Benguela, Viva as Mulheres Negras Colatinenses, Capixabas e Brasileiras!


Tags:



Publicidade