Conceição da Barra

Estudo avaliará impactos da Samarco nas tartarugas - Ecologia

Ecologia Estudo avaliará impactos da Samarco nas tartarugas

No dia 12/07, A Fundação Renova e a Fundação Pró-Tamar celebraram um contrato para o monitoramento de tartarugas marinhas na costa do Espírito Santo. O estudo será realizado em 156 quilômetros de praias de Aracruz a Conceição da Barra e levará 5 anos.

O objetivo é de estudar a ecologia e o nicho ecológico das tartarugas, como reprodução, alimentação e desova, para identificar se houve mudanças significativa na dinâmica dos quelônios no litoral capixaba. Por serem algumas espécies ameaçadas de extinção, podem ser mais sensíveis a mudanças no ambiente. Assim, o resultado desse monitoramento sará um indicador fundamental para balizar as ações de reparação ambiental executadas pela Renova.

Após a iniciação dos trabalhos os resultados serão compartilhados com os órgãos ambientais seis meses após o início do estudo. O levantamento será realizado durante todo o ano e em especial no período de desova das tartarugas, que ocorre de setembro a março, quando o monitoramento ocorrerá durante o dia e também no período da noite.

As principais áreas de monitoramento serão: Reserva Biológica de Comboios, a Terra Indígena de Comboios, Povoação, Monsarás, Cacimbas, Ipiranga, Ipiranguinha, Pontal do Ipiranga, Barra Seca/Urussuquara, Campo Grande, Barra Nova e Guriri. A execução das atividades irá mobilizar mão de obra local – pescadores e moradores tradicionais da costa – para detecção e monitoramento das fêmeas, ninhos e filhotes, levando em conta também o conhecimento tradicional da população.

"Essa parceria é importante para gerar conhecimento sobre as tartarugas marinhas, que são ameaçadas de extinção, além de contribuir para o entendimento do impacto do rompimento sobre esses animais. A nossa expectativa é de que o projeto, além de trazer informações sobre a conservação das espécies, seja também uma fonte de emprego e renda para a população da região", afirma Bruno Pimenta, líder das ações de Biodiversidade da Fundação Renova.

O Projeto será supervisionado por técnicos e estagiários possibilitando os estudos de distribuição espacial e temporal dos ninhos, proteção, identificação das espécies e avaliação do sucesso reprodutivo. As equipes serão alocadas nas bases do Tamar ao longo da área a ser estudada e serão geridas pelos técnicos do Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sobre a Fundação

A Fundação Renova é uma instituição autônoma e independente constituída para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. Entidade privada, sem fins lucrativos, garante transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Tags:



Publicidade