Divino de São Lourenço

Município sedia mostra de cerâmica da região do Caparaó - Fique por dentro

Fique por dentro Município sedia mostra de cerâmica da região do Caparaó

1ª edição da mostra coletiva Nossa Terra Viva acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho no Espaço Puri, em Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço

Decorativos, utilitários, contemplativos e ritualísticos. A existência e o uso da cerâmica são fundamentais para conhecer a história de diversos povos. No Estado, por exemplo, os objetos produzidos das tradições indígenas Aratu, Tupi Guarani e Una, remontam aproximadamente 2 mil anos de história.

Ponte entre o passado e a contemporaneidade, o Coletivo Cerâmica Caparaó por meio do projeto "O Resgate das Tradições Ceramistas do Estado do Espírito Santo", convida a todos para a 1ª edição da mostra coletiva "Nossa Terra Viva", que acontece nos dias 28, 29 e 30 de julho no Espaço Puri, em Patrimônio da Penha, distrito de Divino de São Lourenço – Serra do Caparaó. A entrada é franca.

A programação cultural vai contar com diversas oficinas, palestras, exibições de vídeos, forneria e interações gastronômicas na "Vernissage Caboclo" com produtos da culinária tradicional agroextrativista do Caparaó. O projeto foi contemplado no Edital 016 - Setorial de Artes Visuais 2016 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Tradições

O Coletivo Cerâmica Caparaó formado no Espaço Puri em Patrimônio da Penha, na Serra do Caparaó, iniciou-se no ano de 2012 por meio da troca de saberes e fazeres entre artesões residentes e até mesmo nômades. De acordo com os organizadores, a Mostra Itinerante Nossa Terra Viva produzida pelo Coletivo Cerâmica Caparaó, com todo o viés contemporâneo, apresenta sua produção de objetos cerâmicos artesanais, utilitários, decorativos, contemplativos, ritualísticos e terapêuticos.

Serviço:
1ª Mostra Nossa terra Viva

Programação cultural:
28, 29 e 30 de julho: Exposição de objetos cerâmicos produzidos pelo Coletivo Caparaó com interações gastronômicas

Sexta - 28 de julho Sábado - 29 de julho Domingo - 30 de julho
10h – Abertura da Mostra

12h – Palestra – O Resgate das Tradições Ceramistas do Estado do Espírito Santo
14h às 17h – Oficina de Esmaltes Naturais
11h às 17h – Beijuzada e Juçarada 18 às 24h – Forneria com Mostra de Vídeos.
Entrada franca.

Espaço Puri, ES-190, 418, Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço.


Tags:



Publicidade