Aracruz

Prefeitura de Aracruz realiza reunião sobre GGIM - Gestão Integrada

Gestão Integrada Prefeitura de Aracruz realiza reunião sobre GGIM

O Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) é um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando a redução da violência criminal no município e na região.

Trata-se de uma inserção do município ao Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530 – 24/10/2012 – que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, mediante articulação de ações de segurança pública e de execução de políticas sociais.

Na manhã desta quarta-feira (19/07) o prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete para a primeira reunião do ano sobre o GGIM, Juízes de Direito, Delegados da Polícia Civil, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além de representantes da Associação dos Empresários da Orla e Sede, CDL, Conselho Tutelar, secretários municipais e presidente da Câmara.

Durante a reunião foram tratados diversos assuntos, entre eles a inclusão de outros membros no GGIM como a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e o Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA). Também foi discutido sobre a eficácia e eficiência do Sistema de Videomonitoramento no município, assim como a criação de uma comissão para acompanhar seu funcionamento e desempenho.

Um outro tópico analisado durante a reunião foi um levantamento que será promovido pela Secretaria de Administração para levantar os investimentos feitos pela prefeitura no âmbito da segurança pública.

O prefeito Jones Cavaglieri comentou sobre essa primeira reunião e suas diretrizes. "A ideia é realizar uma reunião a cada mês para podermos discutir de uma forma mais ampla tudo que diz respeito à segurança pública. Por exemplo, quando chega algum empreendimento de impacto na nossa cidade, isso atrai pessoas tanto para trabalhar quanto para procurar emprego, o que aumenta a população e consequentemente, a necessidade de se investir em segurança, ressalta.

Jones ainda lembrou que, além da questão central do GGIM, que é a segurança pública, ele abordará durante as reuniões outras ações da administração. "O que nós também queremos abordar nessas reuniões é a socialização das informações da nossa própria gestão, com foco na transparência, para que assim, as pessoas e entidades que compõem o GGIM possam ter conhecimento do que nossa gestão está fazendo, como a melhoria na iluminação pública, melhoria no trânsito, o que também diz respeito à segurança de todos os munícipes", explica.

O Gabinete de Gestão Integrada, dentre outras ações, fomenta a elaboração e/ou atualização do Plano Municipal de Segurança Pública e propõe ações integradas de fiscalização, defesa social e segurança, atuando de forma preventiva.


Tags:



Publicidade