Itaguaçu

São Roque do Canaã, colonização italiana - Produção de cachaça

Produção de cachaça São Roque do Canaã, colonização italiana

Os primeiros colonizadores foram imigrantes italianos que desceram o vale do Canaã no século XIX, entre 1837 e 1880, fundando um povoado às margens do Rio Santa Maria e Rio Doce. Devido a aspectos da sua cultura, celebraram o nome do povoado de São Roque, santo protetor das doenças. Em 1883 criaram um oratório, onde se encontra erguida hoje, a Igreja Matriz. A paróquia, no entanto, somente foi criada oficialmente no dia 16 de agosto de 1953.

Depois de muita luta e já com a imigração alemã, desenvolveu o comércio agrícola e pequenas indústrias. Durante 120 anos era distrito de Santa Teresa, colaborando para o crescimento de toda a região Central-Serrana do Espírito Santo. Em 1995, desmembrou-se do município de Santa Teresa.

A cidade limita-se ao norte com Colatina, ao sul com Santa Teresa, a leste com João Neiva e a oeste com Itaguaçu. É cortado pelos rios Santa Maria do Rio Doce - que corta Santa Teresa, São Roque do Canaã e deságua em Colatina no Rio Doce - Rio Santa Júlia - Mutum e seus afluentes. Esses rios, sendo de montanhas formam diversas cachoeiras, merecendo destaque a Cachoeira do Dada e a do Melotti, entre outras.

Datas:

02 de dezembro de 1982: através da lei estadual nº 137/81, o povoado de São Roque passa a ser distrito de Santa Tereza.

25 de junho de 1995: é feita a consulta plebiscitária conforme determina o Decreto Legislativo nº 02/95.

15 de dezembro de 1995: através da lei estadual nº 5147, publicada no Diário Oficial de 18 de dezembro de 1995, é criado então, o município de São Roque do Canaã.

Aspectos geográficos

Alguns dos aspectos geográficos de São Roque do Canaã: Pedreira de São Bento, Cachoeira do Dada e do Melotti, São Pedro e outras, além de possuir várias grutas.

Aspecto sociocultural


Os moradores de São Roque do Canaã são tipicamente motivados pela fé e pelas tradições cristãs. Durante quase 30 anos, na praça da Igreja Matriz de São Roque, já foram realizados espetáculos de Teatro Popular Sacro denominados vida, paixão e morte de Jesus Cristo.

Atividade econômica


A principal atividade econômica do município é a agricultura com o cultivo do café, produzido em grande escala e base da economia, de hortifrutigranjeiros e o cultivo de cana-de-açúcar, matéria prima necessária à fabricação de aguardente e destinada a produção de cachaça, produzida em 31 alambiques, que formam a "Rota da Cachaça" na comunidade de São Dalmácio. Na pecuária, destaque para a bovicultura. A economia é constituída ainda pelas indústrias de olaria, cerâmicas e esquadrias em madeira, que empregam milhares de pessoas. Há ainda pequenas fábricas de produtos caseiros, confecções e oficinas diversas.

Situado na microrregião Serrana Colonial Espírito Santense, ocupa uma faixa territorial de 342 km². Até 2010 de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) São Roque tinha uma população de 11.287 habitantes, sendo 5.695 homens e 5.592 mulheres. Desse total, 5.597 vivem na zona urbana e 5.690 na zona rural.

O município é constituído de três distritos: São Roque do Canaã, Santa Julia e São Jacinto. Localiza-se a uma latitude 19º4420" sul e uma longitude 40º3925" oeste, estando a uma altitude de 120 metros.

São Roque do Canaã também é um dos municípios que faz parte da Rota Caminhos dos Imigrantes, juntamente com Cariacica, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. São vários quilômetros de belezas naturais. Essa Rota proporciona diversão e uma aula de cultura para quem procura conhecer um pouco de suas raízes, ou, até mesmo, quer aprender mais sobre o Espírito Santo.

Curiosidade

O nome São Roque do Canaã foi adotado em homenagem ao Vale do Canaã e, para diferenciar-se de outras cidades que possuem o nome de São Roque. Pela lei municipal nº 016/97, o dia 16 de agosto ficou instituído como feriado municipal do dia do Padroeiro São Roque.

A data magna do município é 25 de junho.

Gentílico

São-Roquense

Distância

Vitória: 120 km

Fundão: 52 km

Colatina: 30 km

Santa Teresa: 28 km

Altitude

A altitude do município varia de 80m nas partes mais baixas e 1.143m nas partes mais elevadas.

Meio Ambiente

Ocupando uma area de 328Km², num relevo caracterizado por montanhas e vales onde destaca-se inúmeras pedreiras ladeadas pela Mata Atlântica.

Temperatura

O clima é quente e tropical, especialmente nos meses de setembro a maio. Média anual de 23º C.


Tags:



Publicidade