Iconha

Prefeitura apresenta balanço dos 6 meses de gestão - Prestação de Conta

Prestação de Conta Prefeitura apresenta balanço dos 6 meses de gestão

Ver, rever, planejar, ajustar e atualizar é uma característica da arte de administrar. Logo, passados 6 meses de governo é oportuno olhar para o retrovisor, ponderar os desafios, as deficiências e as conquistas da gestão. Como nos demais municípios, uns de forma mais acentuada, outros de forma mais sutil enfrentam a grave crise financeira e política que assola o nosso País. "Quando fui reeleito, disse a minha equipe que estávamos começando uma nova gestão, uma nova história. Disse que era preciso continuar o trabalho, mas consertando o que não ficou bem encaixado", disse o Prefeito João Paganini.

O prefeito conta que logo que iniciou a gestão neste ano de 2017, tinha consciência que precisava diminuir ainda mais as despesas do município, porém sem afetar a qualidade dos serviços básicos do povo de Iconha. Vale conferir abaixo, em tópicos, o panorama do município e seus desafios, estratégias e ações destes 180 dias de gestão.

1- Reformulação financeira

Considerando a necessidade de reequilíbrio financeira, a nova secretária da pasta de finanças, Camila Figueira, pôs em prática a estratégia de dividir por secretarias os recursos arrecadados pelo Município. A tática vai ao encontro de 2 realidades: administração do recurso por cada secretário, bem como a corresponsabilidade com o dinheiro público. "O secretário não pode administrar sem ter visão, mas pelo contrário, ele precisa ver até onde ele pode ir, onde ele precisa abaixar para poder elevar um serviço e até qualificar o mesmo", disse a Secretária da pasta. Hoje o recurso dividido por secretaria, possibilita controlar melhor as contas e seus pagamentos.

2- Recomposição salarial

O Prefeito falou sobre a economia que o Município vem fazendo pensando em cumprir a lei da data base salarial agendada para o mês de maio. " Há dois anos, não consigo reajustar o salário dos servidores devido à gravidade da crise financeira. Mas neste ano, conforme prometi, fizemos economia e estamos dando esse reajuste de 5,5%. Meu desejo era dar mais, porque sei que neste tempo de crise, todo a mais ajuda", concluiu Paganini. A administração já iniciou 2017 com a consciência de que era urgente e necessário o reajuste salarial a fim de repor as perdas com a inflação e além disso reconhecer ainda mais o trabalho do servidor. Para tal, alguns cortes foram necessários, economias foram feitas para poder garantir na data base prevista em lei o reajuste aos servidores sem que outros compromissos fossem descumpridos.

3- Inaugurações e obras em andamento

Na tarde do dia 26 de maio, o prefeito municipal, reinaugurou a Praça Central de Iconha, senhor Ademar Soares, conhecido como "Seo Marcos". O Secretário Municipal de obras, Leandro Mezadre, falou sobre a importância da Praça para a sociedade Iconhense. "É muito bom e bonito vermos essa praça cheia de famílias, crianças, pessoas de bem. Aproveito para anunciar que nosso objetivo é revitalizar todas as praças da nossa cidade, portanto, vocês já podem ver que iniciamos a revitalização da escadaria da Igreja Matriz, importante cartão postal da nossa cidade".
Logo no início do mandato, o prefeito também conferiu ordem de serviço para pavimentação das Ruas Welington Boldrini e Rua Recanto das Flores, totalizando um investimento de R$124.110,96.

4- Reinício das obras da quadra de Monte Belo

Após a assinatura da ordem de serviço da Quadra de Monte Belo, o governador ressaltou a importância de concluir as obras que estão paralisadas. "Visitamos as obras do Caminho dos Campo e conhecemos de perto o andamento desta importante obra que acontece em uma região lindíssima. Vamos dar continuidade porque obra parada é prejuízo. Já sobre a quadra poliesportiva, será um equipamento estratégico para o esporte, cultura e a vida social da comunidade neste período tão delicado que vivenciamos no país", destacou Hartung.

5- I Festa de comemoração de criação do município

Iconha deu mais um importante passo na cultura. No dia 30 de junho, as famílias de Iconha viveram uma noite especial com muita música, poesia e exposição. A programação tinha por objetivo comemorar os 93 anos de criação do município. É importante ressaltar que até 1924, a sede do município de Piuma era Iconha, mas os documentos eram assinados como município de Piúma. Com a Lei Estadual Nº 1428 de 03 de julho de 1924, o município de Piúma passa a denominar-se município de Iconha.

A abertura do evento ficou por conta do repertório musical da campeã do Confabani 2017, a Banda Musical "13 de Junho" regida pelo maestro Gabriel Maroni. Logo em seguida os frutos da terra se apresentaram no palco como a Lara Laiber e a Maria Vitória, que levou o nome da terrinha para rede nacional no programa "The Voice Kids" da emissora Globo. E no fim da noite Melina Ronqueti esquentou o público com a moda raiz e o tradicional forró.

6- Saúde

A Secretaria de Saúde inicia o balanço reconhecendo o objetivo de sempre atender bem o cidadão de Iconha com transparência e eficiência. Saúde é sempre um quadro complexo e difícil, lembra o Secretário, Valmir Cavalinni. "O Brasil todo passa por uma situação delicada. A saúde é sempre muito mais complexa. Não obstante o sistema assuma um caráter preventivo, estamos cuidando das pessoas em situações fragilizadas, e isso requer um bom atendimento", lembra. Com previsão de queda na receita, diminuir despesas para manter as contas equilibradas foi um dos objetivos primários nesta gestão, porém, o foco é nunca comprometer os serviços essenciais. Em tempo, e em contrapartida, nestes 6 meses de governo, a Secretaria bateu o recorde em atendimento na farmácia cidadã municipal. Valmir frisa que com a crise houve um aumento significativo de pessoas em direção ao serviço do SUS, pessoas estas que tinham plano de saúde, mas com a crise precisou reduzir despesas, mensurar orçamentos pessoais fazendo com que acarretasse uma migração desses usuários para o sistema de saúde do município.

Frisando ainda o objetivo de atender bem as pessoas, o Secretário lembra que aumentou as cotas do laboratório ampliando o atendimento e diagnósticos patológicos e preventivos, bem como o aumento da cota de ultrassom. As ações desenvolvidas nesta gestão, vem aparecendo e se expressando também no sucesso organizacional das campanhas de vacinação. Outras importantes ações estão sendo desenvolvidas na Secretaria: Reforma da estrutura da Vigilância; Instalação de pontos eletrônicos biométricos; Aquisição de veículos novos através de convênios para garantir mais segurança no transporte dos pacientes.

7- Assistência Social

Em relatório, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, um dos três componentes do sistema de Seguridade Social no Brasil, fez um itinerário listando os serviços prestados à população. O Secretário Municipal da pasta, Fernando Travisani, disse que a missão da secretaria é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente em prol das famílias, gestantes, infância, adolescência, idosos e o amparo às crianças e aos adolescentes carentes. "A Secretaria também passa por uma situação difícil, mesmo assim, é preciso promover as pessoas e ajudá-las numa maior integração", concluiu.

Abaixo, segue, o número de participação das pessoas, em relação ao serviço prestado.

Grupo de Gestantes

Participantes mensais

19

Grupo de Fortalecimento de Vínculos

Participantes mensais

25

Oficinas de Artesanato

Participantes mensais

20

Karatê

Participantes mensais

30

Informática

Participantes mensais

30

Oficinas de Violão

Participantes mensais

21

Oficinas de Percussão e sopro

Participantes mensais

24

Oficinas de Coral

Participantes mensais

22

Idosos

Participantes Mensais (diário)

59

Passe Livre Municipal

Solicitação mensal

20

Passe Livre Interestadual

Solicitação mensal

26

BPC/deficiente

Requerimento mensal

05

BPC/idoso

Requerimento mensal

08

Segunda Via de certidão

Solicitação mensal

10

Visitas de benefícios eventuais

Melhoria habitacional

40

Visitas de benefícios eventuais

funeral

02

Visitas de benefícios eventuais

Alimentação

18

Visitas de benefícios eventuais

Auxílio natalidade

10

Visitas de benefícios eventuais

colchão

10

Visitas de benefícios eventuais

cobertor

05

Visitas de benefícios eventuais

Auxílio moradia (aluguel social)

12

Atendimento Psicossocial

Assistente Social e Psicóloga

182

Comemoração dia da Mulher

Participantes

100

Enfrentamento e combate ao abuso sexual infantil

Participantes

50

Conferência Municipal de Assistência Social

Participantes

90


8- Esporte

O Projeto "Campeões de Futuro" oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. Em Iconha o projeto vem ganhando forma e força com o objetivo de oportunizar aos 243 alunos a prática esportiva aliada à educação, tornando assim, possível criar um colchão social para afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis, competições intermunicipais e em festivais esportivos do projeto. Face a isto, salientamos as figuras dos alunos Cristiano Sheideger, Lucas Rigo e o menino Maurício Oliveira que se destacaram em diversas modalidades em campeonatos realizados em São Paulo.

Neste semestre, a Secretária, Mônica Maroto, junto do Prefeito, João Paganini entregaram uniformes para os participantes a fim de identificar e auxiliar na qualificação do projeto.

9- Agricultura

Mês de junho para o produtor rural é mês de colocar a peneira na cintura e partir para a colheita do café, mas todos os anos, nesta época, aumentam os números de roubos e assaltos no município, preocupados com a situação, a Secretaria Municipal de Agricultura organizou uma agenda entre o executivo e a Polícia Militar, onde nasceu a iniciativa, para traçar estratégias de ampliação proteção dos produtores rurais de Iconha.

O Secretário Municipal de Agricultura, Romário Volponi, disse que para o projeto ter sucesso é preciso que haja uma parceria eficaz entre executivo, produtores e militares. "Tão quão importante pensar na qualidade da produção é pensar, também, na segurança do produtor", disse.

Nestes 180 dias, a Secretaria de Agricultura também reestruturou por meio de decreto a utilização de maquinários e levou ainda uma solicitação ao Governo do Estado para melhorar a telefonia no âmbito rural, como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades. O objetivo da implantação da comunicação por meio da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Cerca de 100 antenas serão instaladas em todo o território capixaba.

10- Educação

Capacitar para educar é o lema da secretaria municipal de educação nesta gestão. Por hora, a secretaria em parceria com o Sistema Aprende Brasil – Editora Positivo, está promovendo Cursos em Metodologia com vários temas, entre eles: "A oralidade e a escrita conduzindo as sequências didáticas do planejamento da Educação Infantil" e "Como avaliar a leitura? Sugestões e desdobramentos presentes no Sistema Aprende Brasil". O curso foi ministrado para os professores que utilizam o Livro Integrado do Sistema Aprende Brasil.

A Secretária também frisou que neste começo de ano, a secretaria iniciou o processo de adesão ao "pacto pela Aprendizagem". A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). "A proposta é desenvolver um programa com a aderência de esforços entre o Governo do Estado, com ações focalizadas nas salas de aula, que procedam em avanços expressivos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental", reforça Maria Helena Mozer de Mattos, Secretária de Educação.

A Secretária disse ainda que o trabalho da Secretaria de Educação tem como objetivo aprimorar (manter) o índice do município no IDEB.


Tags:



Publicidade