Vitória

Tecnologia auxilia na prevenção de acidentes de trabalho - Segurança e Saúde

Segurança e Saúde Tecnologia auxilia na prevenção de acidentes de trabalho

Quando o assunto é acidente de trabalho, o Brasil alcança os primeiros lugares do ranking mundial, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na quarta posição, o país tem, em média, anualmente, em torno de 700 mil casos registrados de trabalhadores acidentados durante o expediente. Segundo dados da Previdência Social, em 2015, dos 612 mil acidentes, 2.500 foram ocorrências de morte. Entre as áreas de serviços, a indústria é a que mais registra casos, 55,69%.

Com esses números, o dia 27 de julho ganha uma importância ainda maior, uma vez que a data é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e empresas e trabalhadores são obrigadas a refletirem sobre a urgência do tema.

Segundo Hudson Carvalho, CEO da CH Tecnologia, empresa com quase 20 anos de experiência no mercado de controle de acesso e soluções de identificação, as principais causas de acidentes são atos e condições inseguras. "Classificamos esse cenário, principalmente, devido à falta ou uso inadequado dos equipamentos de segurança, correria no ambiente de trabalho, atenção dispersa, sonolência, entre outros. As condições inseguras incluem espaços inadequados, falta de treinamento e equipamento inapropriado", explica o executivo.

A partir do conhecimento dos índices e das causas dos acidentes dentro do ambiente de trabalho, empresas como a CH Tecnologia vêm desenvolvendo soluções e produtos inovadores para contribuir e auxiliar as organizações a agirem de acordo com as leis e normas de segurança, para prevenirem acidentes e manterem o bem-estar de seus funcionários. "O local de trabalho deve ser seguro e equilibrado. O empregador tem que fazer cumprir as normas de segurança e saúde do trabalho, o empregado deve colaborar e o Estado promover a fiscalização, e nós proporcionamos as ferramentas para que essa fiscalização seja segura, eficaz e altamente precisa", alerta Hudson Carvalho.

A tecnologia a serviço da prevenção
Desde a catraca ao beacon (sistema de proximidade em ambientes controlados), a tecnologia pode e já trabalha a favor de empresas e funcionários. Com inovações e inteligência na identificação de pessoas é possível garantir segurança, qualidade de vida e economia em pequenas, médias e grandes organizações com soluções desenvolvidas no Brasil.

"Imagine um funcionário que, para acessar uma sala elétrica precisa do treinamento em NR10 (Norma Regulamentadora que trata sobre trabalho com equipamentos elétricos - instalações e serviços em eletricidade). Se ele estiver com o treinamento vencido - eles são renovados continuamente - e no ponto não existir uma barreira inteligente, o funcionário acessará o ambiente normalmente. Com uma catraca interligada ao banco de dados, ou com um Beacon embutido em seu crachá, o supervisor daquela área pode receber um aviso de que aquele funcionário deverá revalidar seu treinamento. Esse aviso poderá chegar ao mesmo tempo para o e-mail ou celular do colaborador, departamento de pessoal e segurança do trabalho. Com isso, o funcionário estará protegido e a empresa dentro das normas trabalhistas", explica Hudson. Segundo o executivo, o Beacon pode fornecer informações de presença, atividade (movimento) e até temperatura do ambiente.

Outra tecnologia que pode contribuir para a prevenção de acidentes e socorro de funcionários é o REALBEACON. De forma inovadora, esse novo produto pretende auxiliar as empresas na identificação, localização e rastreamento de pessoas dentro do ambiente de trabalho.

Como explica Hudson, essa solução composta de TAG’s Low Energy, Gateways Inteligentes e Software de Analise mantém um histórico de movimentação das pessoas nos ambientes controlados e possibilita a visualização online da localização de cada membro da equipe. "Empresas de pequeno a grande porte devem seguir inúmeras regras de segurança e a tecnologia está aí para contribuir, facilitar e tornar mais eficiente e ágil a manutenção, proteção e integridade física de seus colaboradores", completa o CEO.


Tags:



Publicidade