Ibiraçu

Parque do Aricanga é opção de lazer gratuito - Férias escolares

Férias escolares Parque do Aricanga é opção de lazer gratuito

No Parque Natural Municipal do Aricanga há diversas opções de trilhas, que percorrem a floresta de Mata Atlântica. A Trilha da Barriguda, por exemplo, é ideal para quem procura uma caminhada mais leve. Com 560 metros de extensão, o caminho leva até a imponente Barriguda, árvore da espécie Paineira-branca que encanta por sua forma e tamanho.

Para quem busca aventura, a Trilha da Gruta é uma boa opção. Durante a caminhada é possível observar animais que vivem na reserva e também espécies de árvores nativas, como o Jacarandá Caviuna e a Peroba Rosa. O caminho passa por uma gruta, além de várias surpresas.

Outra opção é a Trilha das Lagoas, uma das mais extensas que chega a quase 1700 metros. O percurso vale à pena, já que é possível aproveitar três lagoas localizadas dentro no parque.

O Parque do Aricanga, é de propriedade da Prefeitura e está localizado no Morro do Aricanga a 07 km da Sede do Município, é uma importante área de preservação, reunindo ambientes como lagoas, beleza cênica, nascentes, cobertura vegetal nativa e afloramentos rochosos. Possui uma área equivalente a 515,688 hectares, sendo que 17,51 ha situados no município de Ibiraçu.

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou no dia 17 de julho de 2012, o Pólo Educacional do Parque Natural Municipal do Aricanga. O espaço, que conta com auditório, escritórios e banheiros, é agora a sede da Gerência de Educação Ambiental da SEMAM e servirá como ponto de apoio para as atividades educativas do Parque. O espaço recebeu o nome de "Schananda da Silveira Soeiro" em homenagem a uma estagiária da SEMAM, falecida em setembro de 2007, em razão de um trágico acidente. A mãe de Schananda, dona Cândida, foi homenageada em nome da filha durante a cerimônia.

O objetivo do Pólo, construído pela empresa Ambitec, em respeito a um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a empresa, a Prefeitura, o Ministério Público e o Instituto Estadual de Meio Ambiente, é dar suporte para realização de uma das principais atribuições do parque: a educação ambiental. Além disso, por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.

Funcionamento
O Parque Natural Municipal do Aricanga funciona de terça a domingo, das 8 as 16h. O acesso fica próximo ao quilômetro 07 da Rodovia ES-257. A entrada é gratuita.

Para mais informações entre em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) pelo telefone (27) 3270-7066 ou pelo e-mail: [email protected].



Tags:



Publicidade