Vila Velha

Prefeitura divulga 2º resultado da Balneabilidade - Praias e lagoas

Praias e lagoas Prefeitura divulga 2º resultado da Balneabilidade

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável/Meio Ambiente, divulgou na tarde desta sexta-feira (14), a segunda análise de coleta das amostras em 14 pontos da orla marítima do município para avaliação de balneabilidade. Dos 14 pontos onde foram coletadas amostras durante as últimas semanas, 11 pontos continuam próprios para o banho e apenas três pontos estão impróprios, são eles: Praia da Barrinha na Foz do Rio Jucu, Praia do Ribeiro em frente à Rua Santa Berenice, e a região da Prainha.

A balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos, quando ocorre o contato direto do banhista com a água, tanto no banho de mar como de lagoas.

Os resultados foram obtidos após cinco semanas consecutivas de coletas e análises microbiológicas, em que se verificam os níveis de concentração de bactérias indicadoras da contaminação da água. O monitoramento serve para constatar a existência de bactérias da espécie Escherichia coli nas amostras.

A partir dos resultados de análise laboratorial, as águas são classificadas em "Próprias" ou "Impróprias" para o banho. A Prefeitura instalou placas indicativas nos locais monitorados para informar se o local está próprio ou impróprio para o uso recreativo ou esportivo, servindo de alerta para os frequentadores.

De acordo com a Subsecretaria de Meio Ambiente é recomendável que a população evite fazer recreação em praias e lagoas depois de chuvas intensas e prolongadas, pois isso poderá alterar as condições de balneabilidade.

A placa verde significa "Própria" e a placa vermelha indica "Imprópria" para o banho. As trocas dessas placas são feitas de acordo com os resultados das análises microbiológicas realizadas, conforme instruções contidas na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000.


Tags:



Publicidade