Montanha

Fechamento de lojas no ES desacelera no 1º trimestre - Cenário de otimismo

Cenário de otimismo Fechamento de lojas no ES desacelera no 1º trimestre

354 empresas encerraram atividades nos três primeiros meses de 2017, contra mil fechamentos no mesmo período do ano anterior

O número de estabelecimentos comerciais fechados no Espírito Santo no primeiro trimestre de 2017 diminuiu 66% comparado ao mesmo período do ano passado. É o que aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o saldo de aberturas e fechamento de lojas. De acordo com a pesquisa, com análise da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o Espírito Santo registrou um saldo negativo de 354 estabelecimentos comerciais fechados, em 2016 este número era de mil lojas.

De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, mesmo com o saldo negativo nos primeiros meses do ano, a notícia é positiva, já que demonstra desaceleração nos fechamentos dos estabelecimentos, mesmo com o grave problema que tivemos em fevereiro, com a crise na segurança pública. "Apesar dos números ainda não serem tão bons, já houve uma melhora em relação ao ano anterior. O cenário é de otimismo", declara.

Entre os motivos para a crescente confiança do empresário do comércio na recuperação econômica está a aprovação da Reforma Trabalhista. Com as mudanças na legislação, estima-se que o número de vagas no setor deve aumentar em 5%, gerando 9 mil postos de trabalho. Esse também é o prognóstico de Ilson Xavier Bozi, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção da Grande Vitória (Sindmat). "Nós viemos de uma fase de turbulência política, com a Reforma Trabalhista o empregador terá maior segurança jurídica, isso mostra que o país está começando a andar para frente", acredita Bozi.

Brasil
Os resultados da pesquisa para o Brasil também apontam a diminuição no número de estabelecimentos fechados. No primeiro trimestre de 2017 o varejo do Brasil fechou 9.965 estabelecimentos comerciais com vínculo empregatício. O número é 75% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando 37 mil lojas foram fechadas.


Tags:



Publicidade