Ibatiba

Vacinação de cães e gatos contra a raiva - Começa dia 17

Começa dia 17 Vacinação de cães e gatos contra a raiva

A raiva não tem cura e mata. E a vacina é gratuita! Por isso não deixe de levar o seu animal de estimação para vacinar.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará, no dia 17 de julho, a "Campanha de Vacinação Contra Raiva" para cães e gatos. A campanha será aberta pela zona rural, nas localidades de Córrego Vista Alegre, Água Potável, Resgate e Pontal.

"Funcionários da Prefeitura percorrerão a região de casa em casa, por isso é importante deixar os animais em locais de fácil acesso e com os cartões preparados", registrou Ademir Gomes de Oliveira, veterinário do município. "Fêmeas gestante e amamentando podem ser vacinas", esclareceu Ademir que disse ser essa uma dúvida frequente entre os donos de animais.

A prefeitura informa que posteriormente serão divulgadas as próximas localidades, para continuidade da ação porta a porta, Ademir explicou que o cronograma pode sofrer alterações devido condições climáticas e em função da produtividade diária da equipe.

E dia 5 de agosto será o dia D da Campanha, onde haverá uma mobilização para disponibilizar pontos de vacinação na zona urbana, e neste dia os donos dos animais devem se dirigir aos locais definidos para que seus cães e gatos recebam a dose da vacina.


O que é a raiva?
A raiva é uma doença que ataca cães e gatos e ouros mamíferos que não estão protegidos com vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais, até mesmo para humanos. A doença é passada através da mordida, arranhões ou mesmo pela saliva de animais infectados. Se todos fizerem sua parte vacinando seus animais, fica muito mais fácil combater a raiva.

O que fazer se for mordido por um animal?
Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima e o Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica ou Ambiental do município e, se possível, o animal deve ficar em observação por 10 dias. Se o animal desaparecer, ficar doente ou morrer informe o fato à unidade de saúde.


Tags:



Publicidade