Cariacica

Audiência pública debate o PDM na região de Campo Grande - Participe

Participe Audiência pública debate o PDM na região de Campo Grande

A região mais adensada de Cariacica foi o tema da quinta audiência pública para a discussão do Plano Diretor Municipal (PDM). Moradores, comerciantes e representantes dos poderes legislativo e executivo municipais compareceram ao Centro Cultural Frei Civitella para debater propostas de melhorias na cidade para os próximos dez anos.

Para a autônoma Alcineia Corrêa, moradora de Campo Grande, as audiências públicas são oportunidades para que a Prefeitura ouça os moradores. "Minha família e eu sempre acompanhamos as ações da gestão municipal. É bom poder opinar sobre melhorias que queremos para a cidade". Também morador de Campo Grande, o comerciante Ronaldo Dias do Nascimento participou pela primeira vez da discussão do PDM. "Tive comércio na avenida Expedito Garcia e acredito que seja importante participar e ver de perto o que a Prefeitura vem desenvolvendo para a cidade", conta.

"Quase totalmente ocupada, a Região 4 (Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Vila Palestina, Dom Bosco, Vila Capixaba, Morada de Santa Fé, Santa Cecília, São Conrado, São Geraldo, São Francisco e Vera Cruz) é o coração de Cariacica. Por aqui, passa quase tudo que transita pelo município, em virtude da proximidade das rodovias federais (BRs 262 e 101). É uma localidade que se transforma o tempo inteiro", descreve o coordenador de Informações Técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), David Nogueira.

Nesta quarta-feira (12), a audiência pública será realizada na Secretaria Municipal de Educação, em Itaquari, para apresentar propostas para a Região 5. Podem participar moradores dos bairros Alto Lage, Alto Boa Vista, Expedito, Itaquari e Sotema.

Além das audiências públicas, a população de Cariacica pode contribuir na elaboração do plano encaminhando sugestões para a Prefeitura por meio do preenchimento de um formulário publicado no hot site do PDM, criado pela Prefeitura no endereço: http://sistemas.cariacica.es.gov.br/pdm/. Sugestões e informações também podem ser enviadas pelo endereço eletrônico [email protected].

O PDM foi planejado para ser concluído no último trimestre de 2017. As audiências são organizadas para a população opinar e dar sugestões sobre o ordenamento do solo urbano. O objetivo é o de identificar as potencialidades e fragilidades de cada região para traçar um plano de desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos, período de vigência do PDM, atendendo aos anseios das comunidades. A vocação que cada região tem dentro do contexto municipal é analisada, traçando um diagnóstico da cidade em cima de três eixos: Ordenamento Territorial; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Social e Econômico.

Na metodologia para elaboração do PDM, a equipe da Prefeitura, formada por servidores técnicos da Semdec, faz uma leitura técnica analisando o atual PDM, apontando alguns gargalos e projetando anseios para os próximos 10 anos de desenvolvimento do município, prazo de vigência do novo documento. A sociedade participa contribuindo com aspectos que enxerga, na vivência do dia a dia, como essenciais para uma cidade mais justa, inclusiva e democrática.

O PDM de Cariacica está em elaboração simultaneamente ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI). Buscando eficiência e qualidade a cidade assinou, há cerca de um mês, um convênio com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) que permite transferência metodológica, de informações e qualificação, possibilitando que um plano dialogue com o outro no início de 2018, quando ambos serão aplicados.

Terceira etapa

As audiências públicas fazem parte da terceira etapa de elaboração do PDM. As primeiras foram a estruturação da equipe, metodologia e planejamento, sendo ouvidos alguns setores da sociedade, entidades e conselhos de classe. Nas próximas etapas serão realizadas a consolidação dos dados obtidos nas leituras técnicas e comunitárias; outras audiências públicas com a apresentação da minuta do projeto de lei do PDM 2017 a 2027; encaminhamento deste documento para a Câmara de Vereadores de Cariacica e, por último a capacitação dos agentes da administração pública e Conselho do plano Diretor de Cariacica.

Como medida de economicidade e levando em conta a capacidade do corpo técnico, a Prefeitura conta com um grupo de servidores da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente no comanda destas ações. A estimativa é de que isto pode significar uma economia de cerca de R$ 2 milhões.

Serviço:
Audiência Pública para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027
Região 5
Quando: quarta-feira, 12 de julho
Local: Secretaria Municipal de Educação, Rua da Lage, 13, Itaquari, Cariacica.
Horário: 19 horas

Confira o calendário das audiências públicas para debate sobre o PDM de Cariacica 2017/2027
  • quinta-feira (13) – Região 6 – Vista Mar
  • sexta-feira (14) – Região 2 – Tabajara
  • terça-feira (18) – Região 7 – Jardim Botânico
  • quarta-feira (19) – Região 8 – Nova Rosa da Penha
  • quinta-feira (20) – Região 9 – São João Batista
  • terça-feira (25) – Região 10 – Novo Brasil
  • quarta-feira (26) – Região 11 – Campo Belo
  • quinta-feira (27) – Região 12 – Santo André


Tags:



Publicidade