Vila Velha

Empresa em Vila Velha recicla 70% dos entulhos de construção - Meio Ambiente

Meio Ambiente Empresa em Vila Velha recicla 70% dos entulhos de construção

Entulhos e resíduos de construção predominam nos pontos viciados de lixo em Vila Velha. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou uma visita técnica à empresa Natureza Viva, em Darly Santos, na manhã desta terça-feira (11), para conhecer o trabalho de separação os entulhos e reciclagem. A empresa, que está instalada em uma área de 24 mil m², recebe cerca de 500 toneladas de entulho todos os dias (média de 60 caçambas), reciclando 70% desse material. A produção da empresa consiste na separação do entulho e processamento para a produção de material que pode ser usado com base, sub-base asfáltica, sub-leito, drenagem e aterro para pavimentação de ruas, construção de praças, passeios públicos etc.

A Prefeitura gasta, por mês, em média R$ 900 mil reais somente com o serviço de combate aos pontos viciados de lixo que existem na cidade. De acordo com levantamento da Semsu, são recolhidos 4,5 toneladas por mês de entulhos. De acordo com a secretária Marizete de Oliveira, o município tem a intenção de estabelecer um contrato com empresa de reciclagem de resíduos de construção que poderiam ser revertidos em obras na cidade. "Estamos com um estudo em andamento para definição do instrumento jurídico dessa contratação num modelo parecido com o utilizado pela Prefeitura de Jundiaí, em São Paulo. A proposta é que toda a coleta de pontos viciados em Vila Velha seja destinada para a reciclagem", comentou.

A visita contou com a presença da secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira, da subsecretária de Serviços Urbanos, Maria Candida Donatelli, da assessora técnica Walnely Terra Hora Crespo, do coordenador de Posturas, Edmar Barbosa Junior, do procurador geral da PMVV, José de Ribamar Bezerra, e a assessora técnica Tatiana Assef, do subsecretário da Secretaria Municipal de Prevenção, Combate a Violência e Trânsito, Andrey Rodrigues, da secretária municipal de Ação Social, Ana Cláudia Simões Lima, e a técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marjorye Boldrini.


Tags:



Publicidade