Alegre

Aplicativo vai ajudar a melhorar o trânsito em Vitória - Tô de olho Vitória

Tô de olho Vitória Aplicativo vai ajudar a melhorar o trânsito em Vitória

Em apenas 10 dias de teste do aplicativo Capester, também conhecido como "Tô de olho Vitória", 2.110 pessoas já fizeram o download do programa e tornaram-se, como o próprio aplicativo destaca, "super-heróis" na construção de um trânsito mais responsável e humanizado.

Nesse período, foram enviados 238 vídeos para o Capester e 45 foram validados pelo sistema. A comissão da Prefeitura de Vitória identificou a prática de infração de trânsito em 37 dos validados. Na próxima semana, os proprietários dos veículos flagrados pelo aplicativo em situação irregular receberão em suas residências uma carta educativa alertando sobre a importância de todos contribuírem para um trânsito melhor, principalmente respeitando as sinalizações e as leis de trânsito.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que esse aplicativo vai ao encontro de uma ideia mundial, que é tornar as cidades mais inteligentes com o uso de tecnologias. Vitória tem feito movimentos para se tornar uma cidade inteligente, utilizando cada vez mais novas tecnologias e aplicativos, diminuindo custos e melhorando a prestação do serviço público para sua população. Dessa forma, estamos trabalhando para tornar a cidade mais justa e mais humana. Esse aplicativo será utilizado como mais um instrumento de educação para o trânsito, com o principal objetivo de mudar o comportamento do motorista, tornando-o mais consciente. Esperamos assim melhorar o trânsito e o uso do espaço público para todos", declarou.

O vice-presidente executivo da empresa responsável pelo aplicativo, Ariel Galinsky, explica que o principal objetivo é dar voz à população. "Além de ser uma nova tecnologia, o Capester também procura criar um novo movimento de cidadania, com participação maior e mais direta das pessoas, criando um novo canal de comunicação entre os cidadãos e o poder local", definiu.

Qualquer infração de trânsito pode ser encaminhada pelo App, porém como a orientação é para gravar apenas sem a presença do motorista a maioria dos vídeos encaminhados tem flagrado estacionamentos irregulares.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, explicou que o aplicativo também poderá ser utilizado como forma de direcionar o efetivo da guarda, uma vez que o programa informa o endereço de onde partiu o vídeo. "Pelo aplicativo, nós conseguimos identificar as áreas com maior índice de infração de trânsito. Assim, a guarda de trânsito pode ser alocada de forma preventiva para esses endereços", afirmou.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran), Tyago Hoffmann, ressaltou a importância da educação para a qualidade de vida no trânsito. "Não se trata de multar o cidadão, mas é um processo de educação para o trânsito. Queremos conscientizar essas pessoas de que a falta de educação piora a qualidade do trânsito e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas que estão na cidade", afirmou.

Pioneirismo
Vitória é a segunda cidade brasileira a utilizar essa tecnologia, depois de Porto Alegre (RS), onde o aplicativo está em uso há cerca de 3 meses. Além do Brasil, há outras cidades interessadas nessa parceria com o Capester na França, Polônia, Cingapura e outras cidades de Israel, onde o aplicativo foi criado e já funciona.

Como utilizar
Para utilizar o Capester, basta baixar o aplicativo, que está disponível para qualquer tipo de celular. O programa possui um tutorial que dá algumas dicas:

a) Evite filmar na presença do condutor do veículo ou confrontá-lo;

b) O vídeo precisa ter no mínimo 15 segundos;

c) É possível reportar qualquer tipo de infração de trânsito;

d) O anonimato do autor do vídeo é preservado;

e) As imagens dos carros em situação irregular não devem ser divulgadas em outros meios identificando o infrator ou a placa do carro;

f) Os vídeos só podem ser enviados utilizando diretamente o aplicativo e por isso não podem ser editados.


Tags:



Publicidade