Marataízes

Projeto leva música à escolas municipais - Tocando em Frente

Tocando em Frente Projeto leva música à escolas municipais

E na tarde desta segunda-feira (10) o prefeito municipal Tininho Batista acompanhado da primeira dama, Samantha de Souza Oliveira e da secretária de educação, Penha Louback, prestigiou a segunda apresentação do Projeto "Tocando em Frente". O lançamento aconteceu na tarde do último domingo (09) na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, em Marataízes.

O projeto há dois meses vem sendo desenvolvido com os alunos das escolas municipal de Marataízes, através do maestro Inárley Carletti. O Coral é formado por 178 alunos das escolas municipais, Maria da Glória Nunes Nemer, Escola José Marcelino e Sebastião de Almeida Ferreira, de Praia dos Cações, e contou com a participação da Orquestra Clássica de Câmara Fâmuli, sob a regência do maestro Inárley Carletti.

Segundo o maestro, o intuito do projeto é inserir música no contexto educacional transformando as cognições motoras e psicológicas do ser humano. Quando esse mecanismo é usado para a formação do caráter de crianças e adolescentes, fortuna os vínculos culturais e intelectuais, sobre tudo os de ordem comportamental. Em Marataízes não foi diferente, com pouco mais de dois meses de projeto, 178 crianças conseguiram aprender doze canções polifônica (vozes classificadas pela tessitura primária), e puderam realizar um concerto clássico com juntamente com a orquestra clássica de Câmara FÂMULI. "Parabéns aos envolvidos, e principalmente ao prefeito e a primeira dama pela sensibilidade de poder entender que a mudança que precisamos começa pelos mais novos!" diz o maestro.

Segundo a secretária de educação, Penha Louback, o objetivo foi atingido e já sente-se o resultado desse trabalho no comportamento dos alunos. Destacou ainda o empenho de toda a equipe da educação e das diretoras e principalmente das famílias que acompanharam e incentivaram seus filhos nessas ações que, certamente, fará toda a diferença em suas vidas. Ainda, a sensibilidade da administração pública em investir na música nas escolas.
"A educação recebe todo meu apoio, tudo que me é apresentado e que trará um retorno positivo tem o meu aval imediato. Como diz o senador Cristovam Buarque, para tudo tem um tempo, o Brasil tem jeito e o jeito do Brasil está em vocês jovens, nada vai mudar senão tiver a Educação, o investimento na educação vai trazer de volta a esperança de sonhar um pouco mais." Diz o prefeito municipal, Tininho Batista.

No final da apresentação, o maestro recebeu flores da primeira-dama em agradecimento pelo trabalho desenvolvido com as crianças de Marataízes e lançou um pedido a administração pública para que em dezembro o espetáculo faça parte das programações natalinas no município.

Maestro Inárley carletti é graduado em canto lírico, graduado em regência orquestral pelo conservatório brasileiro de música, mestrando em regência pelo MUK - konservativen de música e Art em Viena, na Austria. Especializado em produção de musicais e em projetos sociais.


Tags:



Publicidade