Nova Venécia

XXIX Forró da Tábua Lascada promete movimentar a cidade - Três dias de festa

Três dias de festa XXIX Forró da Tábua Lascada promete movimentar a cidade

Pedro Canário – Localizado ao norte do estado do Espírito Santo, a 268 Km da Capital Vitória, o município de Pedro Canário possui uma população estimada em 26.336 habitantes (IBGE/2016) e tem como receita a agricultura, a pecuária, e as receitas oriundas das grandes empresas que exploram suas atividades na região, tais como Suzano Papel e Celulose, a Fíbria Celulose, Petrobras e Veracel.

O Forró da Tábua Lascada é uma festa popular tradicional do Município de Pedro Canário, abrangendo os municípios limítrofes de Montanha, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Nova Venécia, São Mateus, Conceição da Barra, além de várias localidades do extremo sul da Bahia, tais como Itabatã, Mucuri, Posto da Mata e Teixeira de Freitas.

O Forró da Tábua Lascada atrai em três dias de folia cerca de 50.000 pessoas. Além de shows musicais, a festa tem como atração os Blocos Organizados [Otilasquei, Cachaça Lascada, Puro Álcool, Chapadão e Lascadão]; quadrilhas; brincadeiras; apresentações culturais; comidas típicas; shows pirotécnicos e trilhão, sempre com o propósito de fortalecer as tradições da cultura local.

Entretanto, o município de Pedro Canário carece de inúmeros benefícios sociais. Investir em cultura é acreditar num novo amanhã, mais sólido e justo para todos. Acreditar em cultura e mobilizar a sociedade em torno de projetos sociais são ferramentas poderosas para mudar a realidade existente e sonhar com dias melhores.

Apesar de estatísticas negaticas, o município conquistou avanços significativos em diversos indicadores sociais - natalidade, população, educação e outros (Pnud 2000 - IBGE - Unicef), mas este conteúdo quase não interessa a imprensa e acaba caindo no esquecimento, o que gera mais pessimismo social. Investir em cultura atrelada ao desenvolvimento econômico e social fortaleceria esses vínculos sociais e contribuiria para avanços ainda maiores em diversos outros indicadores sociais (IDH, IDEB, etc.).

Fomentar conteúdo cultural que promova as ações sociais desenvolvidas por lideranças sociais, cooperativas, associações, movimentos culturais, entidades civis, esportistas, sindicatos, clubes recreativos, institutos, centros, conselhos e outras organizações sociais é oferecer ao povo a chance de apresentar projetos e ideais que fortaleçam a sociedade civil organizada.

Pedro Canário conta com a existência de 30 artistas, obras e movimentos culturais atuantes e 150 artistas da terra. Criar projetos e ações que visem a promoção de nossos artistas, a valorização da cultura e o desenvolvimento e social do município são a base essencial para a construção de um futuro sólido e promissor.

Texto: Arnaldo Cardoso
Readaptação: Rimarck Teixeira

Confira o vídeo exclusivo de lançamento da Música Oficial do XXIX Forró da Tábua Lascada:
Clique Aqui

Informações Adicionais:
Para mais informações sobre a SECTUR, acesse: www.pedrocanario.es.gov.br, e-mail: [email protected], ou entre em contato pelos telefones 27 3764-0066 e 27 9 9733-2483. Curta a Página Oficial da SECTUR: facebook.com/secturpedrocanario e fique por dentro de todas as ações da pasta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Pedro Canário-ES
Aqui começa o Espírito Santo.


Tags:



Publicidade