Anchieta

Mulheres da Prata garante renda e dignidade para as famílias - Produtos Caseiros

Produtos Caseiros Mulheres da Prata garante renda e dignidade para as famílias

Elas já estão há 18 anos produzindo deliciosos produtos e garantindo renda para diversas famílias na comunidade de Córrego da Prata, no interior de Anchieta.

A Associação Mulheres da Prata foi fundada em 1999 em Córrego da Prata, na zona rural de Anchieta e de lá pra cá, a variedade de produtos aumentou, mas mantendo a mesma qualidade. A união de 20 mulheres complementa a renda de suas famílias, o fortalecimento do associativismo e da agricultura familiar.

A ideia de criar a associação surgiu em um período de seca, conta uma das integrantes, Joana das Neves Zuqui Salaroli. Na época, a agricultura estava enfrentando uma crise por falta de chuva e as famílias da região com dificuldades financeiras. "A nossa associação surgiu para ajudar na renda familiar naquele período de seca", disse.

Biscoitos, pães, bolos, doces, licores e outras variedades de produtos são confeccionados diariamente e comercializados na feira da agricultura familiar de Anchieta e nos supermercados e mercearias dos municípios da região. Tudo é feito com ingredientes cultivados nas propriedades das famílias envolvidas.

"Utilizamos banana, aipim, maracujá, leite, coco e muitas frutas. Tudo é colhido em nossas pequenas propriedades", conta Joana, feliz em fazer parte de um grupo que fortalece a agricultura familiar e garante a permanência de muitas famílias na comunidade.

E a iniciativa deu tão certo que até hoje vem ajudando na renda de 20 famílias da localidade. Os produtos são fabricados pelas mulheres que fazem parte da associação. O grupo também conta com um veículo, que percorre semanalmente algumas cidades vendendo os produtos. Devido a qualidade, os clientes são fidelizados e a venda é sempre garantida.

Para a presidente da associação, Rosangela Zuqui, 57 anos, Mulheres da Prata é uma ideia que vem dando certo e ajudando muitas famílias a permanecerem no campo.

Quem quiser conhecer como são fabricados os produtos, pode visitar a sede da associação. Lá também há comercialização e claro, degustação de tudo que é produzido por habilidosas mulheres. O local fica a 32 km da sede de Anchieta, no Circuito Turístico dos Imigrantes. O percurso é pavimentado.


Tags:



Publicidade