Montanha

A Floresta sob um Novo Prisma - Mata Atlântica

Mata Atlântica A Floresta sob um Novo Prisma

Na noite desta quarta-feira (05), o governador Paulo Hartung participou da solenidade de abertura da mostra multimídia "A Floresta sob um Novo Prisma". A exposição tem caráter interativo e exibirá também 40 imagens produzidas pelo renomado fotógrafo de natureza Araquém Alcântara. A mostra está em exibição no Sesi-ES Arte Galeria, localizada na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória.

"É um evento muito especial. Esse espaço cultural reúne imagens com um olhar singular, que capta o agricultor simples, quilombolas, pescadores. Também celebramos a cultura, que é uma importante ferramenta de educação na caminhada civilizatória da humanidade", destacou Hartung.

A abertura oficial da exposição também contou com as presenças do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, executivos e diretores da entidade, o CEO da Fibria, Marcelo Castelli, e demais autoridades da indústria e do meio cultural capixaba. "A parceria com a Fibria reforça esse propósito e joga luz sobre a diversidade de nossa floresta com uma exposição moderna, tratando de questões tão essenciais ao debate sobre o meio ambiente no país e no mundo", completa Guerra.

A exposição

A Mata Atlântica, as aves, os mamíferos, as comunidades tradicionais e os produtores rurais são algumas das estrelas dessa mostra, que pretende oferecer ao capixaba um novo ponto de vista sobre as florestas plantadas. Com fotos de Araquém Alcântara - reconhecido como um dos principais fotógrafos de natureza no Brasil- e vídeos em 360º em realidade virtual, o evento é uma iniciativa da Fibria.

Das montanhas capixabas ao litoral do extremo sul da Bahia, passando pelas tribos indígenas de Aracruz e pela realidade dos pescadores de Barra do Riacho, Araquém Alcântara percorreu aproximadamente cinco mil quilômetros. Resultado dessa expedição, a exposição "A Floresta sob um Novo Prisma" faz parte das celebrações dos 50 anos de operação da Fibria no Espírito Santo. Ao todo, foram selecionadas 40 fotografias, registradas em 12 municípios capixabas e 4 baianos.

"Esse projeto revela como o território sob influência da atividade da Fibria é conectado e possui uma ligação sistêmica entre regiões, comunidades tradicionais, empresa e o meio ambiente. Essa conexão valoriza a diversidade, o diálogo, a construção conjunta, a parceria e a pluralidade que habita os territórios capixaba e do extremo sul da Bahia", diz o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

Além de belas fotos, outra novidade da exposição são os vídeos em 360º, em realidade virtual (VR). Um jipe cenográfico levará os visitantes, que terão à disposição óculos com tecnologia VR de última geração, para uma experiência virtual que possibilitará acompanhar, em uma imersão quase real, atividades como a retirada de favos de mel de colmeias em florestas de eucalipto, o plantio de mudas nativas de Mata Atlântica, a produção de alimentos por agricultores familiares, entre outras experiências. Um detalhe da exposição é a interação que o visitante poderá ter com algumas fotos.

Serviço:
"A Floresta sob um Novo Prisma"
Data: 6 a 30 de julho de 2017
Visitação: terça-feira a domingo, das 8h às 19 horas
Entrada: gratuita
Informações: (27) 3334-5761 / 5701
Local: Sesi-ES Arte Galeria
Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 2.053, Edifício Findes, andar térreo, Santa Lúcia, Vitória (ES)


Tags:



Publicidade