Iconha

Evento Cultural marca dia de criação do município - Iconha

Iconha Evento Cultural marca dia de criação do município

Na ultima sexta feira (30) as famílias de Iconha viveram um noite especial com muita música, poesia e exposição. A programação tinha por objetivo comemorar os 93 anos de criação do município. Como salienta a história. Piúma foi elevada à categoria de vila e, portanto, sede do município. Iconha, então um pequeno povoado, seria o distrito de Piúma. Em 1904 há uma mudança na sede do município. O Decreto Estadual Nº. 81 de 18 de novembro de 1904, eleva o distrito de Iconha à categoria de vila tornando-o a sede do município de Piúma. A vila de Piúma passa a ser distrito de Iconha, havendo uma inversão administrativa. É importante ressaltar que até 1924, a sede do município era Iconha, mas os documentos eram assinados como município de Piúma. Com a Lei Estadual Nº 1428 de 03 de julho de 1924, o município de Piúma passa a denominar-se município de Iconha.

O Coordenador do Espaço Cultural salienta que comemorar os 93 nos de Iconha, é antes de tudo iniciar um processo de conscientização de uma data que foi desvelada depois de muito estudo, aprofundamentos e debates. "Os cidadãos tiveram a oportunidade de reviver o passado através da exposição de belos registros fotográficos contidos no acervo do espaço cultural "Zoé Rodrigues Misságia".Os pais conseguiram passar para os filhos um pouco da história que eles viveram. Pode-se degustar produtos da culinária local, e admirar os artesanatos de fibra de bananeira, fruta que é marca em nossa cidade", pontua, Rubens Cardoso.

A abertura do evento ficou por conta do repertório musical da campeã do Confabani 2017, a Banda Musical "13 de Junho" regida pelo maestro Gabriel Maroni. Logo em seguida os frutos da terra se apresentaram no palco como a pequena Maria Vitória, que levou o nome da terrinha para rede nacional no programa "The Voice Kids" da emissora Globo. E ao fim de noite Melina Ronqueti esquentou o público com a moda raíz e o tradicional forró. Iconha é isso, terra de gente feliz, de musica, culinária e arte. Iconha é história. E para compreender o presente e preciso entender quais foram os caminhos percorridos. Parabéns Iconha pelos 93 anos!


Tags:



Publicidade