Serra

Igreja dos Reis Magos, mais de 6 séculos de história - Fé

Igreja dos Reis Magos, mais de 6 séculos de história

O município da Serra possui um conjunto significativo de patrimônios jesuíticos, e a Igreja dos Reis Magos é um deles. Tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 1943, localiza-se no bairro de Nova Almeida, numa região onde existia um núcleo de catequese indígena entre os séculos XVI e XVIII. A igreja fica a 40 metros acima do nível do mar, de onde é possível ter uma visão privilegiada da orla de Nova Almeida e de parte de Praia Grande (em Fundão). Além de igreja, podemos considerar o local uma espécie de museu e sítio arqueológico.

Nova Almeida foi fundada por padres jesuítas por volta de 1580 e era chamada inicialmente de Aldeia dos Reis Magos. A primeira capela foi inaugurada no dia 06 de janeiro de 1557 pelo padre Brás Lourenço. Era pequena e feita de palha, não sendo resistente nem atendendo à demanda.

A construção da Igreja dos Reis Magos ocorreu entre 1580 e 1615, sendo realizada por membros da Companhia de Jesus e por índios Tupiniquins. O conjunto arquitetônico é composto pela igreja e pela residência anexa, que foram feitas originalmente de pedra de recife, barro, areia, cal de conchas e óleo de baleia, sendo os pisos em madeira.

Pouco antes da entrada da igreja, há uma praça com uma cruz e duas palmeiras imperiais, que são devidamente substituídas quando necessário, mas sempre plantadas no mesmo lugar das originais, tentando interferir o mínimo possível nos elementos que compõe esse patrimônio histórico.

Do lado de dentro é possível observar alguns cômodos com estrutura original de paredes de pedra, piso de época, pias batismais, obras sacras datadas do século XVIII e diversos objetos encontrados em escavações no local. No pátio há um gramado em que estão enterrados vários ossos que também foram encontrados durante escavações. Contudo, o que chama mais atenção é a parte da igreja onde ainda são realizadas as missas (desde o século XVI). Ao fundo do altar encontra-se um retábulo entalhado em madeira, possivelmente finalizado em 1702. Nele estão esculpidos frutas, folhas, alguns animais e várias outras formas que não são muito claras, tendo cada visitante uma interpretação diferente.

Resquícios de tinta, principalmente azul e vermelha, mostram que o painel era colorido. Ainda parte da composição do retábulo, encontram-se imagens de São Benedito, de São Francisco de Assis e o quadro ‘‘Adoração aos Reis Magos’’, considerada a primeira pintura em óleo pintada no Brasil. A autoria do quadro não é certa, mas normalmente atribuída ao pintor-frei Belchior Paulo.

Período de decadência e recuperação

Com a ascensão do Marquês de Pombal ao cargo de primeiro ministro em Portugal em 1750, várias reformas foram feitas no governo, e isso afetou diretamente a ordem jesuíta, que àquela altura já possuía várias igrejas e escolas pelo Brasil, catequizando e ensinando os nativos de acordo com seus princípios. Os padres jesuítas se tornaram independentes do Estado e até da própria Igreja Católica, o que foi visto como ameaça por Pombal. Os jesuítas então foram expulsos do país, fazendo com que muitos lugares coordenados por eles, incluindo a Igreja dos Reis Magos, fossem abandonados. Em decorrência disso, a igreja do povoado ficou desativada por quase 10 anos – período em que sofreu vários saques-, sendo reaberta apenas no ano de 1760, mas como instalação da Câmara da Vila Nova de Almeida. Posteriormente, um espaço no local foi destinado para abrigar a cadeia municipal que, segundo palavras do próprio Dom Pedro II após uma visita ao local, era ‘‘extremamente desumana’’. O Imperador até enviou recursos para a criação de uma cadeia em outro local, mas esta nunca foi construída.

A Igreja dos Reis Magos já passou por diversas restaurações, sendo a última a mais importante, entre 2001 e 2003, quando toda a estrutura foi recuperada. É um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro, sendo também uma das edificações que menos sofreu intervenção nos séculos que se seguiram à sua construção. Atualmente, é a atração turística mais visitada do município da Serra. A visitação à igreja é monitorada e só precisa de agendamento para grandes grupos. O local é de fácil acesso, podendo ser feito de ônibus ou de carro. Ainda há a celebração de missas no local, sendo estas aos domingos, as 08:30 hrs e as 20:30hrs.

Algumas salas do andar superior da igreja são destinadas a exposições de arte, muitas delas de artistas locais, valorizando a cultura de Nova Almeida e da Serra.

Lendas:

Apesar de ser uma igreja, o local é envolto por uma série de lendas e histórias mal assombradas, que são contadas pelos guias aos visitantes.

Durante a visita soubemos de casos como o do presidiário feiticeiro – um índio acusado de bruxaria que, para fugir da prisão, adquiria a forma de vários animais, como pássaros e serpentes. Outra história é que a alma dos índios que trabalharam na construção da igreja está presa no retábulo do altar.

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 09:00 hrs às 17:00 hrs. Durante o verão, o horário se estende até as 22:00 hrs.

Endereço: Rua Reis magos, s/nº, Nova Almeida, Serra – ES.


Tags:



Publicidade